PUB
Squash já tem campeão no Troféu Reitor
Quarta-feira, Maio 27, 2009

A modalidade de Squash do Troféu Reitor, com vinte e um atletas inscritos, já encontrou o seu campeão de 2009.

A modalidade de Squash do Troféu Reitor, com vinte e um atletas inscritos, já encontrou o seu campeão de 2009. Rui Silva sagrou-se campeão da modalidade ao bater na final Bruno Dias.

Na terceira posição ficou Carlos Pereira que venceu o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar frente a José Ramalho.

A final entre Rui Silva e Bruno Dias mostrou dois atletas com qualidades muito similares e o equilíbrio foi notório durante toda a partida.

Rui Silva, mais forte, venceu todos os sets disputados (11/9-11/7-13/11), mas Bruno Dias demonstrou que estava ali para lutar taco-a-taco, e não deu facilidades até final. Rui Silva que o ano passado saiu derrotado na final frente a Carlos Pereira, este ano foi mais forte que o seu adversário e sagrou-se campeão da modalidade no Troféu Reitor 2009.

Na atribuição do 3.º e 4.º lugar, Carlos Pereira e José Ramalho fizeram uma partida digna de uma final. O 3-1 registado no final, dando a vitória a Carlos Pereira começou com o set ganho por José Ramalho (8/11), que não deu a vitória de “mão beijada”. Nos outros sets Carlos Pereira foi mais forte e venceu por 11/4-11/7 e 11/6.

A competição este ano não teve atletas femininas.

Texto: Ana Marques*

* em colaboração com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados

Squash já tem campeão
Segunda-feira, Maio 21, 2007

A competição da modalidade de Squash iniciou-se na passada quarta-feira, sendo já conhecido o campeão da prova – Carlos Pereira.

A 1.ª fase da competição foi a pré-qualificação, tendo sido apurados para a fase seguinte Francisco Veiga e Miguel Ferreira. Na fase de qualificação foram apurados, Miguel Ferreira, José Costa e António Ferreira, tendo sido a grande surpresa da prova Miguel Ferreira, que vindo da fase de pré-qualificação conseguiu chegar aos quartos de final.

Depois da qualificação mais que certa de Carlos Pereira (vencedor do ano transacto) para a final, em prova e à procura de um lugar na final estavam José Costa, Abílio Martins e Bruno Dias, sorte que sorriria a Bruno Dias.

Na discussão pelo título Carlos Pereira fez uma partida brilhante. No court de St.ª Tecla, que estava em muito mau estado, a final foi muito bem disputada. Só após 1 hora e trinta minutos Carlos Pereira conseguiu bateu Bruno Dias por 3-1 levando assim o Título de campeão de Squash Troféu Reitor 2007 para casa.

Para o 3.º e 4.º lugar Abílio Martins bateu José Costa por 2-1. A classificação ficou assim distribuída: 1.º Carlos Pereira, 2.º Bruno Dias, 3.º Abílio Martins.

Voleibol de Praia – AFUM, LESI e Eng. Comunicações nas meias-finais
A terminar os quartos de final já está a modalidade de Vólei, nesta fase em que um jogo decide tudo e qualquer erro ou ausência de um jogador pode ser fatal, as equipas que nesta etapa se apresentavam mais fortes eram a AFUM e LEI, favoritismo este que dependeria de como as equipas se organizassem. Na segunda linha estavam quatro equipas, Química, Eng. Biológica, Eng. Comunicação e MCC, que aproveitariam qualquer deslize.

Nestes quartos de final previam-se dois jogos muito equilibrados entre Química x AFUM, e Eng. Biológica x LEI, em que duas das candidatas ao título iriam ficar pelo caminho.

Iniciada a fase do deita fora é a altura em que a concentração tem de ser mais elevada com vista à conquista do torneio.
O 1.º encontro do dia veio confirmar a retoma da forma por parte dos Funcionários. Depois de uma primeira semana onde a competição correu menos bem, já começaram a entrar na calha e apesar de algumas dificuldades já esperadas conseguiram bater a equipa de Química por 2-0, num jogo que foi bem disputado e equilibrado e que poderia no segundo set ter virado a favor da equipa de Química, que mais uma vez teve azar nas parelhas dos quartos de final, obrigando-os a realizar o apuramento 5.º – 8.º classificado.

No segundo confronto do dia disputou-se o encontro previsivelmente mais equilibrado entre Eng. Biológica, bicampeão, e Sistemas, em que Sistemas acabou por ter mais sorte no final do encontro. As equipas estiverem sempre muito próximas uma da outra não antevendo com muita certeza qual a vencedora, acabando este por sorrir para a equipa de Sistemas que ganhou por 2-1.

No último encontro do dia tivemos o jogo mais desequilibrado onde Eng. Comunicações bateu Gestão sem muitos problemas limitando-se praticamente durante o encontro a fazer algumas gestão de esforços.

Assim as meias-finais serão entre AFUM vs LESI e entre Eng. Comunicações e a vencedora do jogo em atraso entre LMCC e Administração Pública.

Futsal Feminino entrou em “cena” no Troféu Reitor
Decorreu na passada segunda-feira, dia 21 o início da competição do Futsal Feminino. Com cinco equipas em prova à procura do título de campeãs do Troféu Reitor 2007 avizinha-se um torneio bastante disputado entre equipas que logo nos primeiros jogos têm demonstrado alguns valores individuais.

A competição que será disputada em formato de todos contra todos, logo no primeiro dia opôs duas das grandes, senão mesmo as mais fortes candidatas ao título, Eng. Biomédica vs Optrometria e Ciências da Visão (OCV), sendo a equipa campeã da edição anterior. As jogadoras de OCV entraram no jogo decididas e controlar o jogo e defenderem da melhor forma o título que ainda lhes pertence.

Apesar do domínio de OCV, Eng. Biológica respondia sempre em rápidos contra-ataques. Apesar do equilíbrio entre as equipas a partida terminaria com a vitória de OCV por 4-3.

No segundo jogo da competição, Química não teve qualquer dificuldade em bater Gestão por 5-1. Num jogo sempre controlado pelas atletas de Química, acabou por ser Filipa Gomes o grande destaque da partida ao facturar por 5 vezes. O tento de honra de Gestão apareceu já no final da partida com o golo de Ana Azevedo.

Badminton e Ténis de Mesa iniciam competição dia 30 de Maio.

Texto: Ana Marques*

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados