PUB
Sorte ou azar? “Eu cá não sofro de paraskavedekatriaphobia”
Sexta-feira, Abril 13, 2007

Hoje é sexta-feira 13. De acordo com a Wikipédia, esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia. Outra possibilidade […]

Hoje é sexta-feira 13.

De acordo com a Wikipédia, esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Se quiser decorar e fazer um brilharete à tarde, pode dizer, como quem não quer a coisa:

Eu cá não sofro de paraskavedekatriaphobia*

*”Paraskavedekatriaphobia” é o medo/fobia da Sexta Feira 13.

E depois aposte no Euromilhões. Nunca se sabe.

Artigos Relacionados