Sociedade Martins Sarmento organiza visita guiada ao Castro Sabroso
Quinta-feira, Julho 30, 2015

A poucos metros da Citânia de Briteiros, o Castro Sabroso tem sido nas últimas semanas alvo de limpeza e escavação arqueológica.

Suspeita-se que no Castro Sabroso, a poucos metros da Citânia de Briteiros, que se avista dali, tenha estado instalada uma povoação fortificada, onde estaria instalada uma importante personalidade da sociedade da época, há mais 2200 anos.

O Castro de Sabroso tem sido alvo de escavações arqueológicas e o sítio tem sido limpo, o que terá evidenciado alguns vestígios de uma muralha com quatro metros de espessura. O sítio foi explorado pelo arqueólogo Martins Sarmento em 1877 e foi classificado como Monumento Nacional, em 1910.

A Sociedade Martins Sarmento promove dia 30 de Julho, às 18 horas, uma visita guiada ao castro localizado na freguesia de Sande (S. Lourenço). Esta iniciativa é de participação livre, sendo o local de encontro a Rua Castro Sabroso.

Para as actividades de exploração e limpeza do castro a SMS tem contado com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e da União de Freguesia de Sande S. Lourenço e Balazar. Conta também com o apoio técnico e logístico do Município de Guimarães e da Casa do Povo de Briteiros.