PUB
Sociedade Martins Sarmento assinala Dia dos Monumentos e Sítios
Quarta-feira, Abril 14, 2010

A Sociedade Martins Sarmento promove no próximo Domingo uma visita, guiada pelos seus Arqueólogos, ao Penedo dos Sinais.

Trata-se de um conjunto de gravuras na encosta leste da Citânia de Briteiros, que não se encontram visitáveis ao público e que, como forma de assinalar o Dia dos Monumentos e Sítios, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) vai mostrar a todos os interessados.

A iniciativa está agendada para as 16 horas do próximo dia 18 de Abril e será uma oportunidade única de conhecer o Penedo dos Sinais, um dos mais destacados núcleos de gravuras rupestres dentro do conjunto arqueológico da Citânia de Briteiros, detectado por Francisco Martins Sarmento no século XIX.

As gravuras do Penedo, inseridas no ciclo da arte do Estilo Atlântico, compreendem uma cronologia muito vasta, desde os finais do Neolítico, até possivelmente à Idade do Ferro, testemunhando vestígios de comunidades humanas que habitaram esta região do Vale do Ave há milhares de anos atrás.

A visita, guiada pelos Arqueólogos da Sociedade Martins Sarmento, é gratuita, requerendo-se apenas uma inscrição dos interessados, que pode ser feita para o email citania.de.briteiros@csarmento.uminho.pt ou pelo telefone 253 478 952 (Museu da Cultura Castreja).