PUB
Sinais dos Tempos
Quinta-feira, Julho 13, 2006

Espólio documental da “Casa Pelicano” dá origem a exposição de fotografia no Museu da Imagem de Braga.

“Sinais dos Tempos” é o tema da exposição de fotografia feita a partir do arquivo da “Casa Pelicano” que o Museu da Imagem de Braga vai exibir a partir da próxima sexta-feira (14 de Julho). Disponível ao público até 17 de Setembro, esta mostra resulta da doação ao município de Braga de todo o espólio documental que a “Casa Pelicano” construiu a partir de 1929, ano da sua fundação.

Do corpo existente e inventariado até ao momento (cerca de 10 mil negativos) a organização optou por apresentar alguns tópicos, de entre os quais, o retrato de estúdio, vistas da cidade, fotografias para catálogos de publicidade e instalações fabris.

Embora o espólio dos primeiros anos se tenha perdido, e com ele uma parcela da memória deste estabelecimento, a maioria dos exemplares conservou-se até à actualidade, tornando-se agora possível, graças ao acto filantrópico dos seus herdeiros, dar a conhecer uma parte do testemunho que este arquivo encerra.

Edificada por Francisco Maria Pelicano, a “Casa Pelicano” tornou-se num importante templo da fotografia da cidade de Braga. Não se limitando ao simples registo fotográfico, este espaço comercial constituiu também um local de tertúlia, onde diversas figuras da cidade tinham ponto de encontro para comentar a actualidade da época. A par do retrato de estúdio, a actividade da “Casa Pelicano” estendeu-se também a áreas diversas de onde se destaca a reportagem.

A exposição é de acesso livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 19h00 e aos sábados e domingos, das 14h30 ás 18h30.

Artigos Relacionados