PUB
Simulacro no Teleférico de Guimarães
Quarta-feira, Março 18, 2009

Seis passageiros foram “salvos” no passado dia 14 de Março, no teleférico de Guimarães, durante um simulacro para testar o plano de evacuação daquela infra-estrutura e a operacionalidade da equipa de resgate dos bombeiros voluntários de Guimarães.

Um exercício que, para além da Turipenha e dos bombeiros vimaranenses, contou com a colaboração do Hospital de Guimarães, Polícia Municipal e Protecção Civil concelhia.

No essencial, o exercício constou na simulação de uma avaria grave no teleférico que fez accionar o alerta para os bombeiros de Guimarães por volta da quinze horas e vinte minutos daquele Sábado. Para o local, foram mobilizadas três viaturas e cerca de vinte homens, na sua maioria, pertencentes à equipa de Salvamento em Grande Ângulo da corporação de Guimarães.

Já no local e após a constatação do número e localização de cabines do teleférico com passageiros a resgatar, os meios de salvamento e resgate foram encaminhados pelos bombeiros vimaranenses que acabaram por subir a uma das torres de suporte do cabo do teleférico e, em cerca de trinta minutos, conseguiram resgatar, a vinte e cinco metros de altura, os seis passageiros que se encontravam no interior das cabines. Os mesmos foram conduzidos, em segurança, até ao solo, através de equipamento apropriado, onde se encontrava uma equipa de socorristas para prestar os primeiros socorros.

Relembramos que apenas se tratou de um simulacro para testar a operacionalidade da equipa de resgate dos bombeiros voluntários de Guimarães e o plano de evacuação do Teleférico de Guimarães.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados