Siga os eventos CEC desta semana
Terça-feira, Maio 22, 2012

Acompanhe todos os eventos da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura até dia 27 de Maio.

Oficina: Escrever sem Palavras

21 a 25 de Maio (segunda-feira a sexta-feira) das 19h00 às 21h30 no Espaço Oficina

Um percurso para chegar a uma escrita intuitiva de espectáculos, inventar a sua própria linguagem visual e criar metáforas sem dar por isso. Pistas de escrita para criar histórias que falam ao coração, histórias cheias de nós mas que deixem liberdade de interpretação ao espectador.

 

Teatro: Footsbarn Travelling Theatre apresentam “Indian Tempest”

21 a 23 de Maio (segunda-feira a quarta-feira) pelas 22h00 no Parque Desportivo de Creixomil

Esta peça tem como cenário uma ilha imaginária sem tempo. Evoca poder, recusa, esquecimento, arrependimento, ignorância, sabedoria, sonhos, ambições, submissão e rebeldia, trazendo-nos um bestiário de espíritos, formas e monstros.

 

Concerto: Laurie Anderson

22 de Maio (terça-feira) às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

De passagem pela Capital Europeia da Cultura Laurie Anderson apresenta o seu novo trabalho, Dirtday!. Pioneira na música electrónica, Anderson inventou diversos aparelhos com a capacidade de reproduzir sons, que usa frequentemente nas suas gravações e actuações.

 

Cinema: O Pagador de Promessas

22 de Maio (terça-feira), pelas 21h30 no CAE São Mamede

Baseado na peça teatral homónima de Dias Gomes, conta a história de Zé, um paupérrimo camponês, e da promessa que este faz a Santa Bárbara. As suas preces são ouvidas, mas pagar a promessa torna-se uma tarefa bem mais complicada do que se antevia.

 

Teatro: As Aventuras e Desventuras do Gato das Botas

23 de Maio (quarta-feira), às 10h30 no CAE São Mamede

Esta peça emana da fusão entre a expressão “Guimarães esfola gatos e mata cães” que faz alusão às indústrias de curtumes e cutelarias, e a conhecida obra “O gato das botas”.

 

Teatro: A Jorna

24 de Maio (quinta-feira), pelas 21h30 no Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos

Esta peça pretende retratar a vida do povo da freguesia Campelos. Actividades económicas, escola e religião são o mote para momentos de humor e de rever o que muitos passaram.

 

Workshop: Aula prática de introdução à programação

24 de Maio (quinta-feira) das 20h00 às 24h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Esta aula é uma introdução à programação para os não programadores, ou seja, uma introdução para todos os que nunca tiveram contacto com qualquer linguagem de programação e desconhecem como criar e correr um programa.

 

Música: Quarteto de Cordas 3

24 de Maio (quinta-feira), pelas 11h00 no Auditório da Fraterna

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças. Todos estão convidados porque Todos Fazemos Parte!

 

Teatro: Na Barriga

De 24 a 27 de Maio (quinta-feira a domingo) às 10h00 e 15h00, dias 24 e 25 e 11h00 e 16h00, dias 26 e 27, na Sala de Ensaios do CCVF

Um espectáculo engraçado e terno que vai levar os espectadores na viagem movimentada que viveram antes dos seus nascimentos. Vão entrar numa tenda-útero onde poderão ouvir e ver uma representação um pouco maluca do que talvez tenham vivido in útero, e onde terão, entre outras coisas, a ocasião de dar uma ajuda a espermatozóides desajeitados.

 

Debate: Dinâmicas Autónomas no desenvolvimento do território

24 de Maio (quinta-feira) pelas 17h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

Que podemos esperar do local? Quem participa nas nossas actividades? A quem interessam? Estes são os temas fortes a desenvolver durante o debate intitulado “A importância das dinâmicas autónomas e independentes no desenvolvimento do território”.

 

Música: Quarteto de Cordas 3

25 de Maio (sexta-feira), às 21h00 na Freguesia de Pevidém

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças. Todos estão convidados porque Todos Fazemos Parte!

 

Teatro: Aconteceu Tudo Tão Rápido

25 de Maio (sexta-feira), às 21h00 no Centro Paroquial de São João de Ponte

Uma visão trágica e cómica da vida e da morte, do terreno e do etéreo, é a proposta destas personagens que só aqui se apercebem que “aconteceu tudo tão rápido”.

 

Fotografia: Câmara Escura

25 de Maio (sexta-feira) às 13h30 e 15h00 no Centro Cultural Vila Flor

O projecto Câmara Escura, que se estende até 17 de Junho, é uma instalação performativa que proporciona a experiência de estar dentro de uma câmara fotográfica e aí assistir a um espectáculo sobre o mecanismo da fotografia. O projecto integra ainda cursos de fotografia, uma exposição fotográfica e uma vídeo-instalação.

 

Ciclo: Alexandre Desplat

Filme:A Better Life – 25 de Maio (sexta-feira), às 23h30 no CAE São Mamede;

Filme: Sedução, Conspiração – 26 de Maio (sábado), pelas 18h00 no CAE São Mamede;

Alexandre Desplat em concerto – 26 de Maio (sábado), às 22h00 no Centro Cultural do Centro Cultural Vila Flor;

Masterclass com Alexandre Desplat – 27 de Maio (domingo), pelas 15h30 no Centro Cultural do Centro Cultural Vila Flor;

Filme: Tanto Bater o meu coração parou – 27 de Maio (domingo) às 18h00 no CAE São Mamede;

Alexandre Desplat – que já trabalhou com Roman Polanski, Terrence Mallick e George Clooney – visita a Capital Europeia da Cultura e inaugura um ciclo de música e cinema.

 

Música: Festival Internacional do Órgão Ibérico – Merethe Hansen

25 de Maio (sexta-feira) às 21h00 na Igreja Santo António dos Capuchos

Este sprint tem como objectivo criar uma instalação interactiva que use a luz como meio de expressão. Serão utilizadas como referências várias obras de Light Art (Arte de Luz) – uma prática artística contemporânea reconhecida

 

Concerto: Pedro Carneiro

25 de Maio (sexta-feira) às 16h00 no Centro Cultural Vila Flor

No âmbito do programa “Música em Família”, o músico, percussionista, compositor e chefe de orquestra traz a Guimarães um leque variado de peças musicais.

 

Teatro: Canil

De 25 a 27 de Maio (sexta-feira a domingo) pelas 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

O Teatro Bruto leva ao palco um texto de Valter Hugo Mãe o Canil. Uma peça que aborda um grupo de homens que se junta para minar o sistema. Tão cheios de ideais, como cheios da ingénua capacidade de acreditar que o que defendem é bom para todos, estes homens falham, voltam a falhar.

 

Teatro: As Vizinhas

26 de Maio (sábado) às 21h30 no Centro Social de Vila Nova de Sande

Peça que faz parte do nosso imaginário e baseada na vida quotidiana das pessoas. Aqui as pessoas interagem solidariamente com canções e danças populares num convívio sadio próprio do povo português.

 

Performance: Sweet & Tender Collaborations

26 de Maio (sábado) às 19h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Of

Neste dia vão ser apresentados os resultados de duas residências artísticas: “Radiografias – Exploração para a construção de um retrato sonoro”, de João Bento e “FM – Death and Destruction”, de Cristina Planas Leitão que decorreram de 1 a 26 de Maio.

 

Workshop: Realidade Aumentada

Dias 26 e 27 de Maio (sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Este workshop pretende mostrar, de uma forma informativa, os fundamentos da disciplina de realidade aumentada, tais como gráficos 3D, seguimento de movimento, entre outros, bem como analisar e discutir criticamente, a evolução desta disciplina como ferramenta de marketing, interactividade, criatividade e suporte industrial.

 

Teatro: Prólogo FITEI

Box – 26 de Maio (sábado) às 10h00, 11h00 e 12h00 no Semáforo da Alameda Sul;

Girafes – 26 de Maio (sábado) às 15h00 nos Jardins da Alameda, Largo do Toural;

Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer – 26 de Maio (sábado) às 17h00 no Espaço Oficina.

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica leva três espectáculos, dois de Espanha e um do Brasil à Capital Europeia da Cultura.

 

Música: Quarteto de Cordas 3

26 de Maio (sábado) pelas 21h00 na Junta de Freguesia de Prazins de Santa Eufémia

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças. Todos estão convidados porque Todos Fazemos Parte!

PUB

Artigos Relacionados