PUB
Sexta-feira 13 e Ivete Sangalo no Multiusos
Quinta-feira, Março 12, 2015

São várias as sugestões que temos para o próximo fim-de-semana – artes performativas, música e cinema, espalhada por vários locais em Guimarães e nas cidades vizinhas.

Para quem quiser aventurar-se para uma viagem mais longa, poderá amanhã ir até Montalegre, onde se assinala mais uma Sexta-feira, 13, altura em que a animação inunda as ruas da cidade.

Aqui mais por perto, comecemos por Braga onde, no Theatro Circo, será apresentado o espectáculo de dança contemporânea ‘Your Majesties, Welcome to the Anthropocene’, integrado no ciclo A Dança Dança-se Com os Pés, que tem ocupado aquele espaço. Esta sexta-feira, 13, às 21.30 horas o espectáculo com coreografado por Cláudia Martins e Rafael Carriço, representará a redução aparente da natureza humana face às transformações tecnológicas dos tempos modernos. No final do espectáculo os coreógrafos estarão disponíveis para uma conversa informal com os espectadores.

Dentro das artes performativas, apresenta-se em Guimarães o espectáculo de dança contemporânea Cheio, uma criação de Filipa Francisco e Thorsten Gruetjen. Em palco está um personagem só com um carrinho, que pela falta de alternativa se torna no seu parceiro e confidente. Esse despojamento vai sendo colmatado com vários objectos que vão ganhando vidas alternativas e que vão tornando a cena preenchida. Em ‘Cheio’ o público é por vezes chamado a interagir, contribuindo assim para a composição final da performance. O espectáculo tem hora marcada para as 21.30, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

No sábado, dia 14, na Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso, abre ao público a exposição ‘Da Terra do Fogo’, com inauguração marcada para as 21 horas. As peças em exposição são criações que recriam a face humana, com diversas interpretações, recorrendo ao imaginário de vários períodos da história da humanidade, tendo por base referências arqueológicas. Para ver até 15 de Maio, de Terça a Sábado.

Sábado tem ainda muita música, espalhada por vários espaços. Em Braga, no Theatro Circo, dois projectos que partilham territórios estéticos e que, por isso mesmo, se apresentarão juntos em palco: Pedro e Os Lobos e o coletivo A Jigsaw.

Na cidade-berço, as propostas também variadas. Para quem gostar de tirar o pé do chão não pode perder o concerto da brasileira Ivete Sangalo, que vem apresentar um estrondoso espectáculo, apoiado no lançamento em DVD de ‘Multishow Ao Vivo’. O concerto está marcado paras as 22 horas. Noutros territórios sugerimos ainda o Quinteto de Luísa de Carvalho, que estará na Casa Amarela. João Vieira, também conhecido por fazer parte dos X-Wife, estará no Café Concerto do CC Vila Flor para se apresentar como White Haus, numa linguagem electro-pop-qualquer-coisa.

Nas salas de cinema estreiam-se o thriler “Antes de Adormecer”, com Nicole Kidman e Colin Firth e “Focus”, com Will Smith e Margot Robbie. Para os mais pequenos e não só estreia-se do filme com o ursinho Paddington numa aventura pela cidade Londres. Referência ainda para estreia de “Citizen Four”, o documentário sobre Edward Snowden, que se tem destacado em diversos festivais de cinema um pouco por todo o mundo.

Bom fim-de-semana!