PUB
Sessão Nacional contou com a presença de estudantes de Caldas das Taipas
Quinta-feira, Maio 1, 2008

Dois deputados da Secundária da vila estiveram presentes na sessão nacional promovida pela Assembleia da República

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República que procura incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política. Participaram no programa Parlamento dos Jovens, ao longo do ano lectivo 2007/2008, 260 Escolas, representando todos os distritos, Regiões Autónomas e o círculo «fora da Europa», através da Escola Portuguesa de Macau.

Após uma fase de debate nas Escolas sobre o tema «União Europeia: participação, desafios e oportunidades» e dum processo eleitoral interno que mobilizou cerca de 6360 alunos (número dos que integraram listas eleitorais, votadas nas Escolas por 44896 alunos), foram eleitos 1069 deputados às Sessões Distritais e Regionais que decorreram entre 18 de Fevereiro e 15 de Abril, com a participação de Deputados da Assembleia da República. Nestas Sessões foram aprovados Projectos de Recomendação à AR sobre o tema e foram eleitas 60 Escolas para participar na Sessão Nacional, cada uma com 2 deputados, entre elas, a Escola Secundária de Caldas das Taipas. Estes números mostram que nas nossas escolas se consegue despertar o interesse pela participação cívica e política nos nossos jovens.

A Sessão Nacional representou o culminar deste trabalho, realizando-se em dois dias. No primeiro dia, 28 de Abril, destinado a reuniões de Comissões, para debate na generalidade e na especialidade dos projectos de Recomendação aprovados nos círculos eleitorais, os deputados Alberto José Fernandes e José Miguel Marques da Escola Secundária das Caldas das Taipas, integraram a 4ª Comissão para debate, na generalidade e na especialidade, dos Projectos de Recomendação aprovados nos círculos eleitorais, de Faro, Viana do Castelo, Vila Real, e Açores, sob orientação do Deputado Luís Rodrigues, do PSD, em representação do seu Grupo Parlamentar; no segundo dia, 29 de Abril, dedicado à Sessão Plenária com a participação de 120 jovens deputados, após a abertura solene do Plenário por Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, e um período de perguntas aos Deputados de todos os Grupos Parlamentares, os deputados da Escola Secundária de Caldas das Taipas, representando o Circulo de Braga, participaram no debate e votação final global de uma Recomendação à Assembleia da República sobre o tema, «União Europeia: participação, desafios e oportunidades»

Artigos Relacionados