PUB
Sensible Soccers vêm aos Banhos Velhos apresentar disco novo
Sábado, Agosto 27, 2016

Os Sensible Soccers exploram dualidades e traçam correspondências entre o desalinhado. A realidade pode ser ora deprimente, ora esperançosa. “Vila Soledade” é um mapa de pontos para interligar.

Donos de uma singular estética, dentro do que é o panorama nacional, os Sensible Soccers movem-se num quadrante musical ligado à electrónica de ambientes sonoros que convocam as imagens à mercê da imaginação de cada um.

Com música editada desde 2011, com um EP homónimo, a banda misturava camadas finas mas densas de teclados, misturados com delicados ornatos de guitarra em delay que conferiam às suas músicas um ritmo capaz de hipnotizar.

Em 2014 lançaram o aclamado 8 e abandonaram os emuladores de sons dos computadores e passaram a fazer música com recurso a teclados a sério.

Pelo caminho ficou Emanuel Botelho e o quarteto passou a trio. Nos concertos, o baixo tem sido assegurado por André Simão, dos Dear Telephone, que já havia colaborado nos últimos discos da banda.

Este ano saiu o segundo LP – Vila Soledade, nomeado depois da designação de uma vivenda em Trofa. Entre os dois discos houve a apresentação de “Paulo”, a meias com a artista visual Laetitia Morais.

Sobre o disco, escreveu Mário Lopes no Público: “Inventado por três tipos cheios de música na cabeça, o álbum desafia estruturas e convenções de géneros musicais, movendo-se nos espaços deixados em aberto entre eles. Os Sensible Soccers comandam a viagem com felicidade matreira. Sabem muito bem o que estão a fazer e fazem-no muito bem.”

A banda de Vila do Conde tocará nos Banhos Velhos, nas Caldas das Taipas, às 22 horas, num concerto de entrada livre. Na primeira parte estarão os Leviatã, que recentemente tiveram o tema “Sul” na compilação Novos Talentos FNAC.

Fotografia Daniel José