Seminário internacional sobre arte e paisagem em Guimarães até sábado
Quinta-feira, Abril 7, 2016

O encontro reunirá especialistas provenientes de Portugal, Espanha e Brasil. As conferências decorrerão no Laboratório da Paisagem e abordarão as relações entre arte e paisagem.

Começou quinta-feira, 7 de Abril, em Guimarães a primeira edição do Seminário Internacional de Arte e Paisagem, que irá juntar no Laboratório da Paisagem, em Guimarães, alguns especialistas nas área do paisagismo, arte urbana, geografia, arquitectura e território.

A cerimónia de abertura decorreu na manhã de quinta-feira, com a presença de representantes das instituições organizadoras. O encontro irá decorrer até dia 9 de Abril, com diversas conferências sobre matarias relacionadas com a transformação do território e da paisagem através da arte.

O Seminário Internacional de Arte e Paisagem é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães, da Universidade do Minho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

PUB

Artigos Relacionados

Seminário Internacional de Arte e Paisagem com inscrições para comunicações abertas
Segunda-feira, Fevereiro 22, 2016

O encontro marcado para o início de Abril tem abertas as inscrições de comunicações no seminário.

Decorrerá em Guimarães nos próximos dias 7 e 9 de Abril o Seminário Internacional de Arte e Paisagem. O encontro conta já com participações confirmadas, entre os quais se incluem vários especialistas na área da interpretação da paisagem e das suas interacções com outras áreas.

Para já, a organização tem aberto um período de inscrições, até ao dia 18 de Março, para interessados em apresentar trabalhos no seminário, quer seja na forma de comunicação ou na forma de exposição de posters.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica composta por especialistas das universidades portugueses, do Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro; e ainda académicos de universidades do Brasil e de Espanha.

PUB

Artigos Relacionados

Seminário de Gestão Desportiva na Secundária das Taipas
Quinta-feira, Maio 31, 2012

Alunos e docentes do Curso de Gestão Desportiva da Escola Secundária das Taipas organizam esta Sexta-feira um Seminário.

A iniciativa vai realizar-se na sala multiusos da Escola Secundária das Taipas entre as 9.30 horas e as 16.30 horas.

Durante o evento, serão celebrados diversos protocolos de colaboração com entidades de Guimarães, com o intuito de enquadrar os alunos em estágios no próximo ano letivo. As Entidades presentes serão as seguintes: Open Village Sports, Sport Zone, CC Taipas, CART, Associação Juvenil de Karaté de Portugal, APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, GRUFC – Guimarães Rugby Unnion Football Club, Universidade do Minho, entre outras.

Em discussão estarão temas relacionados com as oportunidades na área da Gestão do Desporto, com as experiências na Gestão do Desporto e nos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e com a partilha de boas práticas na gestão desportiva. Como intervenientes, este Seminário conta com participações, entre outros, de Amadeu Portilha, Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, Flávio Meireles, Embaixador do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da ESC Taipas, Gastão Sousa, Coordenador da licenciatura em Gestão do Desporto no ISMAI e Fernando Parente, Director do Departamento Desportivo e Cultural da Universidade do Minho.

PUB

Artigos Relacionados

Seminário sobre resposta aos desafios para o Vale do Ave
Segunda-feira, Abril 27, 2009

A ACIG promove, à margem da ExpoGuimarães, um seminário que abordará questões relacionadas com os incentivos às empresas e ao emprego.

Inserida na programação da ExpoGuimarães, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) promove o seminário “O Vale do Ave e a Resposta aos Desafios do Presente”.

O seminário será composto por duas intervenções: uma sobre os incentivos disponíveis às empresas da região. Outra das exposições dirá respeito à Iniciativa Emprego e caberá ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.

“O Vale do Ave e a Resposta aos Desafios do Presente” terá lugar no Multiusos de Guimarães no dia 30 de Abril, pelas 15 horas. A entrada é livre, sendo necessária inscrição prévia, junto dos serviços da ACIG.

A ExpoGuimarães – sétima feira multisectorial de Guimarães decorre entre os dias 30 de Abril e 3 de Maio, no Multiusos de Guimarães.

PUB

Artigos Relacionados

Seminário sobre qualidade das organizações no ISAVE
Quinta-feira, Fevereiro 12, 2009

Sábado, dia 14, pelas 10 horas, no ISAVE na Póvoa de Lanhoso, Paulo Teixeira, consultor com ampla experiência em Organizações sem fins lucrativos, será o orador do seminário Como implementar a Gestão da Qualidade, sem perder a vertente humana das Organizações? A entrada é livre.

Como implementar a Gestão da Qualidade, sem perder a vertente humana das Organizações? será o tema do seminário que se realizará Sábado, dia 14, pelas 10h00, no anfiteatro 1 do ISAVE, Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. O Seminário contará com a presença de Paulo Teixeira, e destina-se a todas as pessoas – profissionais, académicos e estudantes – que tenham interesse pela temática da Gestão de Organizações.

Paulo Teixeira é consultor com ampla experiência em Organizações sem fins lucrativos, tendo implementado múltiplos projectos relacionados com a Gestão da Qualidade nas Organizações. O acesso ao Seminário é gratuito e a entrada é livre.

PUB

Artigos Relacionados

Seminário Internacional “Concepção e Gestão de Pavilhões Multiusos”
Quinta-feira, Novembro 23, 2006

No âmbito das comemorações do quinto aniversário da “Cidade Desportiva”, a Tempo Livre promove, a partir de hoje, no Multiusos de Guimarães, um Seminário Internacional subordinado ao tema “Concepção e Gestão de Pavilhões Multiusos”.

Com a presença confirmada de conhecidos gestores e autores de projecto de espaços multiusos, o Seminário Internacional pretende suscitar o debate sobre estes novos espaços multi-valentes, com algumas experiências de gestão já bem conhecidas e a abordagem de algumas problemáticas ligadas a essas infra-estruturas que merecem ser aprofundadas e esclarecidas, confrontando a nossa realidade com experiências de gestão a nível internacional.
Destaque ainda para a apresentação pública do Atlas Desportivo de Guimarães a decorrer no final da tarde de hoje.
 
PROGRAMA

23 de Novembro
14h00/15h00: Recepção dos congressistas e entrega de documentação
15h00: Sessão de Abertura
16h00/17h30: PAINEL 1 : Concepção e Construção de Pavilhões Multiusos
Moderador: Dr. Fernando Parente (Director Departamento Desporto e Cultura U. Minho)
Oradores: Arq. Regino Cruz (Director-Geral da Regino Cruz Arquitectos e autor do projecto do Pavilhão Atlântico) e Arq. Fernando Sá (Sócio-Gerente do Gabinete Pitágoras – Arquitectura e Engenharia Integradas e autor do projecto do Multiusos de Guimarães)
18h00/18h30: Apresentação Pública do Atlas Desportivo de Guimarães
Dr. Rui Claudino (Docente da Faculdade de Motricidade Humana e Gerente da Inovamédia – Comunicação Multimédia, Lda) e Dr. Luís Rodrigues (Chefe da Divisão de Gestão Desportiva da Tempo Livre)
20h00: Jantar Oficial do Seminário (Hotel de Guimarães)
 
24 de Novembro
10h30/12h00: PAINEL 2 : Modelos de Gestão em Portugal
Moderador: Dr. Gastão Sousa (Coordenador da Licenciatura em Gestão do Desporto do ISMAI e Presidente da APOGESD)
Oradores: Dr. Jaime Fernandes (CEO do Pavilhão Atlântico), Amadeu Portilha (Director Executivo do Multiusos Guimarães) e Dr. Luís Carito (Presidente do Conselho de Administração da Expoarade – Multiusos de Portimão)
14h00/15h30: PAINEL 3 : Enquadramento legal e sistemas de financiamento público
Moderador: Arq. João Paulo Bessa (Coordenador do QCA – Desporto)
Oradores: Dr. Vítor Pataco (Director do Complexo Desportivo do Jamor / Instituto de Desporto de Portugal)
16h30/17h30: CONFERÊNCIA “Uma experiência de Gestão Internacional”
Moderador: Prof. Dr. Pedro Sarmento Lopes (Professor Associado Faculdade de Desporto – Universidade do Porto)
Orador: Pedro Amezua (Gestor do Palácio de Deportes de la Comunidad de Madrid)
17h30: Sessão de Encerramento

PUB

Artigos Relacionados

Seminário analisou pontos polémicos do Código do Trabalho
Quinta-feira, Fevereiro 16, 2006

Destinado principalmente a empresários, o seminário teve o objectivo de analisar alguns aspectos da aplicação e regulamentação do novo Código do Trabalho.

A aplicação do novo Código do Trabalho, assim como a respectiva regulamentação foram apresentados num seminário organizado pela Associação Comercial e Industrial de Guimarães

Como orador esteve Abel Ferreira da Inspecção-Geral do Trabalho que espôs o novo enquadramento dos instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho face à entrada em vigor do código.

Foram também abordados alguns aspectos particulares como o trabalho de menores, um tema que segundo o Inspector da IGT está finalmente diluido, depois de a região do Vale do Ave ter sido apontada há alguns anos como tento alguns problemas em termos de trabalho e exploração infantil. Questões como as férias, faltas, segurança, higiene e sugurança no trabalho foram temas também abordados.

Alguns sites úteis
Inspecção-Geral do Trabalho
Instituto para a Segurança, higiene e Segurança no Trabalho
Direcção-Geral do Emprego e das Relações no Trabalho

Texto: Paulo Dumas

PUB

Artigos Relacionados