PUB
Semana da Mobilidade até 22 de Setembro em Guimarães e em 48 outras cidades portuguesas
Terça-feira, Setembro 15, 2015

A Semana da Mobilidade é uma acção que se desenvolve um pouco por todo o mundo. A iniciativa parte da Comissão Europeia, em articulação com os municípios e estes com os agentes locais.

Começa amanhã, 16 de Setembro, a Semana da Mobilidade de Guimarães. Até ao dia 22 de Setembro um conjunto de actividades a cidade de Guimarães procurará alternativas ao uso do automóvel. A cidade, que prepara para a candidatura a Cidade Verde Europeia, procura desta forma sensibilizar os automobilistas urbanos, incentivando-os a procurar alternativas.

O programa é vasto inclui actividades diversas, ligadas ao meio ambiente e direccionadas à sensibilização da população. Várias empresas e colectividades locais associaram-se à Semana da Mobilidade de Guimarães. No dia 22 de Setembro, terça-feira, será o Dia Europeu Sem Carros, em que várias ruas da cidade estarão fechadas à circulação do automóvel.

A Vitrus, empresa municipal que gere o estacionamento da cidade, não cobrará a taxa de utilização dos parques da Condessa da Mumadona, Estádio, Mercado Municipal, Centro Cultural Vila Flor e Plataforma das Artes, na manhã do dia 20 de Setembro, domingo.

Daniel Pinto, administrador da Vitrus, empresa municipal, acredita que esta medida contribuirá para libertar o centro da cidade de trânsito automóvel, contribuindo para a fruição das ruas da cidade de uma forma “mais saudável e sustentável”.

A Semana Europeia da Mobilidade (European Mobility Week, em inglês) é uma iniciativa da Comissão Europeia e acontece desde o ano 2002, com o envolvimento dos municípios. Este ano participam um total de 1586 cidades, de 42 países de outros continentes para além do europeu. Portugal participa com 49 cidades.

A acção da Semana da Mobilidade insere-se na política que vem sendo implementada pelo município – “Guimarães Mais Verde” e que fará parte da candidatura a Capital Verde Europeia.

Conheça aqui o programa completo da Semana da Mobilidade em Guimarães.