Secretário de Estado da Administração Interna em Guimarães
Quinta-feira, Setembro 22, 2016

Jorge Gomes virá a Guimarães por altura da apresentação pública do Kit de Acolhimento a Refugiados, uma medida do Simplex + com o objectivo de integrar as pessoas que serão acolhidas em Portugal.

O Kit de Acolhimento a Refugiados será apresentado em Guimarães, numa sessão protocolar que contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

O Kit de Acolhimento a Refugiados é uma forma de dar as boas vindas e receber os refugiados, que vêm para Portugal. O kit contém informação útil sobre o país e alguns fundamentos básicos para a iniciação da língua portuguesa.

Esta medida resulta do programa Simplex + e será uma ferramenta que se pretende útil, onde se poderão encontrar informações sobre a cultura e a história do país de acolhimento, assim como informar sobre os direitos e deveres dos cidadãos portugueses e dos que são acolhidos no país.

A sessão de apresentação decorrerá no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, às 17.30 horas, de 23 de Setmebro.

PUB

Artigos Relacionados

Secretário de Estado presidirá ao 129.º aniversário dos Bombeiros das Taipas
Sexta-feira, Abril 29, 2016

Jorge Gomes, secretário de estado da administração interna estará presente, no próximo dia 30 de abril (sábado), nas comemorações de mais um aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

José das Neves Machado, presidente da direção dos bombeiros taipenses, confirmou a presença do ex-governador civil do distrito de Bragança entre 2005 e 2011 e atual secretário de estado do governo de António Costa.

Num formato mais compacto, destaca-se a formatura geral e a romagem ao cemitério, pelas 15h30min. Às 16h está prevista a receção às autoridades, logo seguida da entrega das condecorações e promoções. A deposição de uma coroa de flores no monumento ao bombeiro será realizada após a celebração da eucaristia marcada para as 18h. O 129.º aniversário encerrará com um jantar convívio marcado para as 20h.

José das Neves Machado referiu que a vinda do secretário de estado da administração interna servirá para uma apresentação oficial da corporação que dirige e, aproveitando igualmente a sua presença, será apresentado o projeto a ser levado a cabo nas traseiras do edifício principal, onde será instalado um espaço para o museu dos bombeiros e um espaço para a fanfarra, para além de outros serviços, que serão revelados na altura. Trata-se de um projeto que a atual direção dos bombeiros pretende concluir até ao final do mandato.

PUB

Artigos Relacionados

Secretário de Estado do Ambiente e Secretário de Estado das Autarquias Locais em Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 23, 2016

O Secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, e o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, reúnem em Guimarães esta quarta-feira, 24 de fevereiro, às 10 horas, nas instalações da CIM do Ave

A reunião tem como objetivo tratar de assuntos ambientais, efetuar uma reflexão sobre o setor das águas, bem como abordar temas relacionados com recursos hídricos. A sessão, presidida por Domingos Bragança, contará com a presença dos Presidentes dos Municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave.

No final da reunião, prevista para as 12:30 horas, serão prestadas declarações à comunicação social.

PUB

Artigos Relacionados

Secretário de Estado de visita aos Espaços do Cidadão em Caldelas e Ponte
Quinta-feira, Julho 30, 2015

O Secretário de Estado para a Modernização Administrativa está hoje de passagem por Guimarães, onde irá visitar alguns dos Espaços do Cidadão que foram inaugurados nos últimos meses.

A rede de Espaços do Cidadão tem sido uma iniciativa que a Câmara Municipal de Guimarães está a executar em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa. O responsável por este organismo estará hoje em Guimarães onde visitará alguns destes espaços.

Desde Março até Julho o município concretizou a primeira fase de instalação destes balcões, num total de 18 Espaços do Cidadão, que disponibilizam um conjunto alargado de serviços relacionados com administração pública do Estado.

O secretário de estado Joaquim Cardoso da Costa estará reunido com Domingos Bragança e após o encontro fará uma passagem por quatro daqueles espaços: Moreira de Cónegos, Nespereira, Ponte e Caldelas. Estas últimas duas visitas estão previstas para as 13.15 e 13.30 horas.

PUB

Artigos Relacionados

Secretário de Estado homologa em Braga projecto do “Quadrilátero Urbano”
Quinta-feira, Abril 3, 2008

Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos verão amanhã o seu projecto homologado pela Secretário de Estado que tutela o programa Cidades Polis XXI. O objectivo é promover e formulas novas estratégias de desenvolvimento territorial.

João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das cidades, estará em Braga amanhã, sexta-feira, 4 de Abril para homologar o contrato-programa que envolve o estado português com as câmaras municipais de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

O contrato surge no âmbito do projecto “Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização”, apresentado pelos quatro municípios ao programa Cidades Polis XXI, coordenado pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), tendo sido um dos cinco projectos-piloto seleccionados.

PUB

Artigos Relacionados

Secretário de Estado defende que qualificação é fundamental para revitalizar o sector
Quinta-feira, Novembro 10, 2005

Fernando Medina, Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, esteve ontem em Guimarães, na Universidade do Minho, onde defendeu que a qualificação dos jovens é fundamental, não só para a revitalizar o sector têxtil, mas também para aumentar a competitividade do país.

O Secretário de Estado referiu que não é só têxtil que está a sofrer, neste período de transição da economia portuguesa, mas que, por estar mais aberto à competição internacional, as indústrias e os trabalhadores do sector são mais penalizados.

Carvalho da Silva, da CGTP, afirmou que este período de transição está a obrigar os trabalhadores “a pagar uma factura muito elevada”.

Uma aposta nacional na aceleração dos cursos técnico-profissionais foi outra das soluções apontadas.

O seminário “Novos Paradigmas e Desafios do Sector Têxtil: Recursos Humanos para a Mudança” foi organizado pela UM, com a colaboração do CITEVE e do Cenestap e teve como objectivo a análise de estratégias concretas que assegurem “a integração entre a indústria, os centros de saber e os poderes públicos, numa parceria efectiva para garantir um novo período de prosperidade do sector”.

PUB

Artigos Relacionados