PUB
Rui Reis recebe importante prémio científico nos EUA
Quarta-feira, Janeiro 29, 2014

Prémio Clemson, da Sociedade Americana de Biomateriais (SFB), distingue a carreira do cientista da Universidade do Minho e as suas importantes contribuições para a literatura científica

A Sociedade Americana de Biomateriais (SFB – Society for Biomaterials – USA), a maior sociedade Mundial nesta importante área de investigação, anunciou recentemente que decidiu atribuir o Prémio Clemson para Contribuições para a Literatura Científica a Rui L. Reis, cientista e Vice-Reitor para a Investigação da UM. O prémio será entregue em Denver em Abril durante o congresso anual da SFB, onde o cientista apresentará uma palestra plenária.

Os Clemson Awards, os mais prestigiados prémios Mundiais na área dos Biomateriais, são por vezes considerados os óscares dos biomateriais. Foram criados em 1974, numa colaboração entre a Clemson University, a Universidade que foi pioneira internacional na área dos biomateriais e a SFB.
Existem 3 categorias: ciência básica, ciência aplicada e contribuições para a literatura científica. Nesta última, que é a categoria mais prestigiada, o prémio é atribuído a quem tiver realizado contribuições muito significativas e de excelência para a literatura científica no domínio da ciência e tecnologia de biomateriais. A importância das contribuições tem que ser evidenciada por meio de contribuições sistemáticas para a literatura científica, através de artigos científicos, artigos de revisão, livros de divulgação internacional, patentes, comunicações convidadas e lições plenárias em grandes congressos, e outras contribuições criticas para este domínio científico. O premiado deve ser referenciado e citado, de forma continuada e crescente pelos seus pares, quando publicam outros trabalhos.

Rui L. Reis é o primeiro cientista Mundial que recebeu os dois maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais (Jean Leray e George Winter) e um Clemson Award.