Rotary Club entrega Prémios Escolares a alunos que se destacaram em 2014-15
Quinta-feira, Outubro 1, 2015

O Rotary Club de Caldas das Taipas fez a entrega dos Prémio Escolares aos melhores alunos dos Agrupamentos de Escola da parte norte do concelho de Guimarães, relativos ao ano letivo 2014-2015.

A cerimónia pública realizou-se a 29 de setembro, pelas 21 horas, na extensão da Biblioteca Raúl Brandão, sediada na Junta de Freguesia de Caldelas. Adelina Pinto, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, bem como, Manuel Ribeiro, representante da Junta de Freguesia de Caldelas, marcaram presença na iniciativa onde também não faltou José Guimarães, em representação do Rotary Club de Guimarães e sócio honorário do clube taipense, assim como diversos professores das escolas representadas.

A pós o habitual momento protocolar de abertura da sessão e saudação às bandeiras, foram atribuídos os prémios e certificados aos melhores alunos das escolas da área de influência do Rotary das Taipas pelas mãos de Adelina Pinto que depois, dirigiu algumas palavras de circunstância ao público presente, tendo referido que a Biblioteca, como espaço de saber e de conhecimento, era “sem dúvida, o local apropriado para o reconhecimento do mérito dos alunos” reconhecendo, no entanto, a exiguidade daquele espaço, nas Taipas, para este tipo de iniciativa. Na sua breve intervenção, elogiou a iniciativa, os alunos premiados, os pais e professores envolvidos, salientando o papel da educação para o sucesso de um povo.

Seguiram-se os elogios dos alunos premiados, por parte dos professores presentes.
A primeira intervenção coube ao Agrupamento de Escolas de Briteiros, tendo a melhor aluna do 6.º ano –Ana Filipa Machado Ribeiro- sido elogiada pela diretora de turma e a melhor do 9.º ano – Ana Isabel Ribeiro dos Santos – por uma das suas professoras. Na ausência de qualquer professor/diretor do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, Teresa Portal, presidente do Rotary Club e, em simultâneo, subdiretora do Agrupamento de Escolas das Taipas fez o elogio dos quatro alunos a saber: Beatriz Vieira Pereira (6.º ano) e Hugo Miguel Caldas Freitas (9.º ano) de Ponte e Lara Marisa Ferreira Guimarães (6.º ano) e Samuel Jorge Ribeiro Ferreira (9.º ano) das Taipas. Seguiu-se o elogio das alunas da Escola Secundária das Taipas – Rita Sofia Ribeiro Monteiro (a melhor aluna do 12.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas) e Filipa Catarina Alves Ribeiro, a melhor aluna do Curso de Ciências e Tecnologias, vencedora do prémio 3B’s que inclui um estágio nas instalações daquele instituto sediado no Avepark, pelo diretor da escola José Augusto Araújo.

Todos os intervenientes elogiaram as qualidades intrínsecas dos jovens que se tornaram um ponto de referência para os colegas, o papel primordial dos professores e o apoio incondicional e o incentivo da família, fundamental para a visão do futuro destes jovens.

A encerrar a cerimónia, a presidente afirmou que Rotary acredita na juventude que trabalha quando motivada e surpreende pela positiva. Aliás, por apostar na juventude é que, já no próximo dia 27 de outubro, na Visita Oficial do Governador, o Rotary Club de Caldas das Taipas vai criar o Rotaract Club de Caldas das Taipas, tendo agradecido a presença das representantes do clube em formação neste ato solene.