PUB
Rota dos Moinhos de Briteiros apresentado no Sábado
Quarta-feira, Março 29, 2006

Projecto apresentado pela Zona de Turismo de Guimarães propõe uma nova rota para os moinhos do Torto e Febras. A sessão de apresentação será no próximo sábado no Museu da Cultura Castreja.

As bacias dos rios Torto e Febras possuem numerosos exemplares de moinhos que eram outrora utilizados para a moagem de cereais através da força das águas, que corre por aqueles rios, encosta abaixo. Trata-se de uma riqueza patrimónial que tem merecido alguma atenção pontual e que tem inclusive uma associação cultural.

Enquanto que o museu, anunciado vai para dois anos, não entra em funcionamento, há algumas medidas de restauro destes equipamentos que têm sido desenvolvidas.

Agora, a Zona de Turismo de Guimarães, apresenta um novo projecto associado aos moinhos: a Rota dos Moinhos de Briteiros, que é apresentado a par de um outro, o Percurso Pedestre de S. Torcato.

Para a Zona de Turismo de Guimarães, o principal objectivo é “aumentar a capacidade de fixação de turistas, aumentando o seu tempo de permenência no concelho, como ainda potenciar a oferta de atractivos turísticos, fora da área da sede do concelho, criando condições para a descentralização das actividades turísticas em Guimarães”.

O projecto foi apresentado ao programa comunitário Leader + para promoção de iniciativas e intervenções no espaço rural, respeitando a dimensão ambiental, económica, social e cultural dos territórios rurais.

A sessão de apresentação do projecto está marcada para as 15 horas de sábado, no Museu de Cultura Castreja.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados