PUB
Romaria a Nossa Senhora dos Remédios este fim-de-semana em Barco
Sexta-feira, Abril 17, 2015

O programa das festas tem início oficial com o hastear da bandeira. Além das celebrações religiosas, o programa inclui atracções como José Cid e José Amaro.

O programa iniciou-se oficialmente no passado, 6 de Abril. A abertura oficial das festividades é assinalada com o hastear da bandeira. A Romaria a Nossa Senhora dos Remédios, em Barco decorre este fim-de-semana.

Estas festas costumam trazer à freguesia de Barco grande número de romeiros e, este ano, não faltam motivos para que tal volte a acontecer. Esta é também uma celebração que junta um grande número de fiéis na tradicional procissão de velas, que traz, temporariamente, a imagem da Nossa Senhora dos Remédios até às Caldas das Taipas. A procissão decorrei no dia 21, Sexta-feira.

A imagem de Nossa Senhora dos Remédios regressou a Barco no dia 12, Domingo, com passagem pelo quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, que têm a Senhora dos Remédios como padroeira. As celebrações religiosas continuaram durante a semana de 13 a 17 de Abril, com a Eucaristia e a Pregação, todos os dias, às 20.30 horas.

Para o fim-de-semana de 17 a 19 de Abril decorre a romaria propriamente dita, com a actuação, na Sexta-feira, dos grupos musicais Night Blue e 4Mens. Para Sábado está reservada a passagem do Grupo de Bombos Teixeira Lopes, de Vizela, pelas ruas de Barco. Nesse mesmo dia José Cid subirá ao palco, naquela que é uma das grandes atracções do programa deste ano.

No Domingo – o último dia das festas, a Banda Musical das Caldas das Taipas desfilará pelas ruas da aldeia e dará um mini-concerto. Às 11 horas será celebrada a Eucaristia Dominical, em honra da Nossa Senhora dos Remédios, que terá transmissão em directo pela TVI.

Da parte da tarde, decorrerá a procissão de diversos andores com as tradicionais decorações, acompanhados pela Fanfarra do Grupo Cultural e Recreativo de Barco, dos Escuteiros de Barco e de diversos figurantes. Caberá ao artista Zé Amaro, com a sua banda, o encerramento do programa das festas, juntamente com a grandiosa sessão de fogo-de-artifício que, de resto, acontecerá também no final das noites de Sexta-feira e Sábado.