PUB
Ritos de Jazz no mês de Novembro em Guimarães
Terça-feira, Outubro 30, 2007

Nas duas primeiras semanas de Novembro, Guimarães será o epicentro do jazz no país, com concertos históricos de jazz, workshops e jam sessions.

Mais uma vez, Novembro é mês de Guimarães Jazz. O programa assume-se mais uma vez diversificado, abarcando vários quadrantes e gerações desta corrente musical. Do jazz de corrente europeia ao jazz histórico passando pelo formato big band, de tudo um pouco passará pelo palco do Centro Cultural Vila Flor, entre os dias 8 a 17 de Novembro.

Em dezasseis anos, o festival de jazz de Guimarães, conquistou um patamar que o coloca entre os mais relevantes do país e da Europa. Para José Bastos, da Oficina – uma das três entidades organizadoras do festival, o Guimarães Jazz abriu caminho para o estabelecimento do jazz na cidade e na região. Exemplo disso será a atenção que a programação do CC Vila Flor tem dado ao jazz. Até ao final do ano estiveram e estão ainda programados 40 concertos de jazz.

O festival, como é hábito, está organizado em duas partes, distribuindo-se por duas semanas. O programa terá início no dia 8 de Novembro com o mítico saxofonista Pharoah Sanders. Este músico nascido em 1940 no estado americano do Arkansas, destacou-se nos anos 1960 dentro da corrente do free jazz , com nomes como Sun Ra e Don Cherry, altura em que foi convidado por John Coltrane para integrar o seu grupo de músicos.

Ivo Martins, director artístico do festival, conclui que a programação desta edição do festival de jazz é particularmente feliz porque tem uma presença muito forte de John Coltrane – um dos mais importantes e influentes saxofonistas da história do jazz, passando-se este ano 40 anos sobre a data do seu desaparecimento. Para além de Sanders ter tocado com Coltrane, no festival tocará Ravi Coltrane, filho de John. Ainda outra coincidência,  Jan Garbarek terá resolvido dedicar-se ao saxofone depois de ter ouvido um disco de John Coltrane.

A programação do Guimarães Jazz 2007, assim como alguns factos mais relevantes sobre os músicos que passarão por Guimarães no próximo mês, estarão disponíveis na agenda do reflexodigital.com.

Para além dos concertos a programação do Guimarães Jazz inclui as Oficinas de Jazz, com a formação do pianista de Orrin Evans, as workshops, dirigidas pelas pelo mesmo músico e com a Big Band da ESMAE. No final dos concertos haverá jam sessions , na sede da Associação Convívio ou no CC Vila Flor.

O Guimarães Jazz é uma co-organização entre Associação Convívio, a Câmara municipal de Guimarães e pela Oficina.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados