O fim-de-semana de 15 e 16 de Junho ficou marcado pela participação numa etapa do Campeonato Nacional de Triatlo e noutra da Taça Portugal PORterra
Espinho acolheu mais uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo que, devido as más condições do mar não se viria a realizar conforme o previsto. As autoridades responsáveis entenderam não haver condições para a realização dos 750 metros de natação e a organização viria a apostar numa prova de duatlo (1500m de corrida + 20km de ciclismo + 5km de corrida).
Rita Maria Lopes (Amiciclo) e Ana Filipa Santos correram lado a lado durante os primeiros 1500 metros. Os 20Km de ciclismo pouco contribuíram para a diferença entre estas duas atletas e só mesmo na corrida final é que Ana Filipa Santos embalou para a segunda vitória em provas do Campeonato Nacional de Clubes em 2013. O pódio feminino ficou completo com Maria Eduarda Vidigueira. Rita Lopes, para além do 2º lugar na geral, ficou no 1º lugar júnior feminino.
Depois de Espinho, foi altura de rumar a Viseu. Já no domingo, a atleta taipense deslocou-se até Mourilhe (Mangualde), onde se realizou a 3ª etapa da Taça Portugal PORterra.
Nem todos os dias são bons, e Rita Lopes ficou-se pelo 4º lugar absoluto feminino tendo, mais uma vez, vencido no seu escalão. Rita Lopes, no final da prova, salientou que se tratou de uma prova muito dura e um pouco perigosa, a trazer-me algumas dificuldades no BTT.
Ana Sofia Henriques liderou a prova desde o primeiro instante, cumprindo o melhor parcial em todos os segmentos. Rita Lopes ainda tentou a acompanhar a atleta do Garmin mas após o segmento de BTT foi ultrapassada por Melissa Maia e Ana Luísa Correia.