PUB
Rita Lopes em terceiro lugar na última etapa da Taça de Portugal de Ciclismo
Quarta-feira, Maio 25, 2016

A atleta taipense, com este resultado, viria a alcançar o 6.º lugar na Taça de Portugal em estrada. Por sua vez, o seu pai, Joaquim Lopes venceu na sua categoria, o Triatlo da Golegã, realizado a 21 de maio

Para Rita Lopes tratou-se da sua primeira experiência no pelotão nacional do ciclismo feminino. A quarta e última etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino, realizou-se em Setúbal, no dia 22 de maio e ficou marcada por duas subidas à Serra da Arrábida, num total de 68km. Rita Lopes ainda integrou uma fuga, que se formou no final da primeira passagem pelo alto da serra, mas que viria a ser anulada à entrada para a segunda passagem pela Arrábida. Como tal, não foi possível alcançar a primeira classificada que pedalava isolada desde a primeira volta. Rita Lopes ainda viu o seu terceiro lugar ameaçado a 4 km do final da prova, mas conseguiu resistir ao ataque da adversária.
Com este terceiro lugar, juntando-se os quintos lugares em Cascais e em Roriz, bem como o 8.º lugar na Trofa, Rita Lopes conseguiu o 6.º lugar na Taça de Portugal Feminino em estrada. A 1 a 3 de julho, a atleta marcará presença nos nacionais de contrarrelógio e de estrada, a realizar em Vila Flor.

No dia anterior, 21 de maio, foi a vez do seu pai, o atleta Joaquim Lopes, destacar-se em mais uma etapa da Taça do Mundo de X-Terra, desta vez realizada na Golegã. O atleta taipense viria a obter o 23.º lugar absoluto entre portugueses e o 1.º lugar no escalão de veteranos II.