PUB
Revista Science publica artigo da co-autoria de uma investigadora do 3B’s
Sexta-feira, Abril 4, 2008

A prestigiada revista Science publicou no número de Março um artigo que documenta os resultados de uma investigação que envolve cientistas norte-americanos e do grupo 3B’s – aquele que, muito em breve, se instalará no Avepark.

Uma equipa de cientistas luso-americanos, da qual faz parte Helena Azevedo do Grupo 3B’s, ligado à Universidade do Minho, publicou um artigo científico na prestigiada revista Science.

O artigo relata alguns dos resultados das investigações levadas a cabo por uma colaboração entre o 3B’s e o Institute for BioNano Technologies in Medicine da Universidade de Chicago, entre os quais uma técnica inovadora que permite a organização espontânea de estruturas moleculares.

Rui Reis, coordenador do Grupo 3B’s realça que se trata de um dos domínios mais interessantes para a ciência actual. Não é fácil explicar estes avanços em linguagem corrente. Na prática esta técnica poderá proporcionar terapias celulares e outras aplicações biológicas, podendo facilmente ser introduzido de forma não invasiva no corpo humano através de uma simples injecção e biodegradar-se ao longo do tempo.

Recorde-se que o Grupo 3B’s será um dos laboratórios que se instalará muito em breve no Avepark. O Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa deverá receber ainda este mês a visita de Samuel Stupp – autor sénior do artigo publicado pela Science, juntamente com os cientistas Ramille Capito e Helena Azevedo.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados