PUB
Reunião de associações das Taipas com a Junta de Freguesia
Sábado, Março 8, 2014

A Junta de Freguesia pretende implementar regulamento de apoios a associações de Caldas das Taipas ainda este ano. A autarquia pretende que os apoios concedidos sejam atribuídos de uma forma criteriosa, transparente e o mais equitativa possível

Coube a Manuel Ribeiro, tesoureiro do executivo, apresentar em traços gerais o regulamento de atribuição de apoios às associações desportivas, culturais e recreativas taipenses. Este documento conterá, na sua versão final, os termos e condições que as diferentes associações devem cumprir para se candidatarem a tais apoios.

Poucas foram as intervenções direcionadas para o tema que estava em cima da mesa. De destacar a intervenção de Lima Pereira, presidente do CART, que salientou a importância deste tipo de regulamento, “até para se ficar a saber quem é quem”. Acrescentou ainda que a questão do rigor financeiro é fundamental nas atribuições deste tipo de apoios, referindo o caso particular do CART que passou a ser mais apoiado pela Câmara Municipal de Guimarães, a partir do momento em que idêntico regulamento foi aplicado pelo município.

À margem da reunião, Constantino Veiga salientou a necessidade de se alterarem alguns aspetos relacionados com a organização das Festas da Vila e S. Pedro. Estava na altura de a Junta de Freguesia deixar de ser responsável por parte dessa organização e apontou algumas novas iniciativas a realizar durante essas festividades, como o caso da “corrida mais louca”, com carros a serem construídos pelos participantes. Endereçou ainda um convite ao MAT para se encontrar a melhor solução para se organizar uma nova edição do Rock in Taipas.
Deu conta que a Junta de Freguesia está a desenvolver contactos com a Câmara Municipal de Guimarães no sentido do “mercadinho” poder vir a colher a casa das associações da vila.
Ficou ainda decidido dar um prazo até ao próximo dia 18 de março, data de uma nova reunião, para serem apresentadas sugestões para as associações desenvolverem atividades no antigo mercado entre o dia 1 e 13 de junho.