PUB
Rede de tensão eléctrica volta à discussão na Câmara Municipal
Sexta-feira, Dezembro 7, 2007

O problema das linhas de tensão eléctrica deverá ser uma preocupação a ter no futuro, referiu António Magalhães, após a discussão da situação particular existente em Serzedelo e que foi levantada pelo vereador Rui Vítor Costa do PSD.

Na reunião do executivo camarário, realizada no passado dia 6 de Dezembro, Rui Vítor Costa do PSD trouxe novamente à discussão o problema das linhas de alta e muito alta tensão eléctrica, particularmente no que toca aos campos electromagnéticos e aos impactos na saúde da população.

Vítor Costa referiu que o poder político deverá manter a precaução necessária relativamente às questões técnicas e científicas, sem contudo deixar de salvaguardar os interesses da população.

A este respeito os vereadores do PSD apresentaram um conjunto de propostas, a serem votadas na próxima reunião. Assim, a Câmara Municipal deverá, no entender dos sociais-democratas, promover uma medição independente dos campos electromagnéticos de acordo a legislação e os conhecimentos científicos. A câmara deverá ainda proceder à constituição de uma comissão de acompanhamento ao estudo epidemiológico, em colaboração com a Delegação de Saúde Pública.

O presidente da Câmara Municipal, António Magalhães, disse a este respeito que a autarquia está atenta ao problema, estando a trabalhar com a Junta de Freguesia de Serzedelo na questão particular que deu origem a esta discussão.

O edil referiu ainda que o problema não é de fácil resolução, já que é impossível retirar as linhas que preocupam as populações, ainda mais quando não há evidências contundentes quanto aos seus efeitos nocivos.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados