PUB
Recenseamento de aves obrigatório
Quinta-feira, Março 9, 2006

Desde ontem que o registo de aves é obrigatório junto das juntas de freguesia, que não receberam ainda instruções de como conduzir o processo.

A obrigatoriedade de registo de aves de capoeira é, desde ontem, obrigatória. Esta é uma das medidas tomadas pela Direcção-Geral de Veterinária para reduzir o risco de contágio do vírus H5N1, origem da chamada gripe das aves.

Todas a aves terão que ser, portanto, recenseadas junto das Juntas de Freguesia, incluindo aves para consumo humano, de companhia e aquelas utilizadas em concursos e espectáculos. Excluem-se apenas as aves que estão abrigadas e que não têm contacto com outras aves.

Ao que o Reflexo conseguiu apurar, já houve registos efectuados na Junta de Freguesia de Caldelas embora pouco representativos.

As juntas de freguesias não tiveram ainda qualquer informação formal por parte de qualquer organismo estatal sobre a forma como o registo deve ser feito.

Os formulários para registo estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura. O mesmo ministério tem aberta uma linha telefónica de informação (800 207 275) que está em funcionamento entre as 8 e as 20 horas dos dias úteis.

Centro Nacional de Emergência de Gripe Aviária

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados