PUB
Rally Cidade de Guimarães na estrada esta Sexta-feira
Sexta-feira, Abril 10, 2015

Uma Super Especial Noturna na zona envolvente do Estádio D. Afonso Henriques abre a terceira edição do Rally Cidade de Guimarães.

Na noite da próxima Sexta-feira, 10 de abril, arranca a terceira edição do Rally Cidade de Guimarães, com a realização de uma Super Especial Noturna a ter lugar nos arruamentos circundantes do Estádio D. Afonso Henriques. Estarão, à partida para as doze classificativas, mais de setenta equipas inscritas com o piloto vimaranense, Pedro Meireles, a defender, em terrenos que bem conhece, o título nacional da modalidade.

Os cerca de dois quilómetros desta Super Especial mantem praticamente o percurso do ano transato. Exceção feita à entrada dos carros na Avenida S. Gonçalo, vindos da Alameda Alfredo Pimenta, com os pilotos a terem de contornar uma “chicane” introduzida à entrada da Avenida S. Gonçalo.

Nesta terceira edição do Rally Cidade de Guimarães, será introduzida uma nova especial na zona de São Torcato para intercalar com as quatro provas que passam pela Montanha da Penha.

No sábado, no período da manhã, os pilotos vão percorrer novamente cinco especiais, todas situadas na zona Norte do concelho. A Rota das Cutelarias, primeira classificativa do dia, foi profundamente reformulada, tendo agora mais quilómetros e um início completamente diferente, desta vez em Souto Santa Maria. Já a prova especial da Citânia de Briteiros terá um princípio diferente e uma grande alteração a meio do seu percurso.

Depois do almoço, a caravana volta à estrada para percorrer um novo troço, agora na vila de São Torcato, realizando-se em várias estradas municipais, com predominância pelas zonas agrícolas. As quatro especiais da Montanha da Penha não sofrem grandes alterações, pelo que o espetáculo está desde já garantido, a exemplo do que sucedeu em 2014. A realização da prova em asfalto com pequenas incursões em zonas de empedrado será comum ao longo do Rally Cidade de Guimarães.

De encontro ao objetivo de promoção de políticas de desenvolvimento sustentável e de defesa do ambiente, uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Targa Clube, vai permitir aos mais de setenta pilotos inscritos, plantar 30 árvores autóctones de médio porte, oferecidas pelo Município de Guimarães, antes do início da competição. Esta iniciativa está agendada para as 18.30 horas de Sexta-feira, junto ao Multiusos de Guimarães.