PUB
Rali Caldas das Taipas/Capital da Cutelaria
Sexta-feira, Outubro 9, 2009

Depois de ultrapassados os problemas surgidos em Maio último, o Rali Caldas das Taipas/Capital da Cutelaria vai para a estrada este Sábado, dia 10 de Outubro.

As inscrições terminam no passado dia 6 e a listagem oficial de inscritos, recentemente divulgada, conta com 45 concorrentes. A prova das Taipas conta para o Campeonato Regional de Ralis – Douro (VSH), conta com uma Prova Extra e com o Troféu FASTBRAVO.

A organização da prova, o Clube Automóvel de Santo Tirso, procedeu a algumas alterações ao traçado inicialmente previsto sendo que, a versão definitiva do traçado inclui seis Provas Especiais Cronometradas (Pec) que somam um total de 40,05km numa etapa que com todas as ligações entres as respectivas Pec’s totaliza os 115,50 km.

Assim, o troço “Capital da Cutelaria” com 8,25Km terá o seu início em Longos e terminará em Santa Leocádia de Briteiros. Esta parte do percurso tem passagem por parte do traçado da extinta e saudosa Rampa da Falperra. A segunda classificativa, “Estancia Termal” com 5,10 Km, terá início em Briteiros (S. Salvador). Todo o percurso deste rali é realizado em asfalto e conta com passagem tripla pelas duas classificativas. No final de cada passagem, pelas duas classificativas, todos os concorrentes passarão obrigatoriamente pelo Parque de Assistência a funcionar no recinto da feira semanal das Taipas.

O tiro de partida para o rali será dado às 13.30 horas e a chegada do primeiro piloto está agendada paras as 17.47 horas no recinto da feira.

No dia da prova, entre as 8 e as 12 horas, os participantes podem ainda realizar os últimos treinos no percurso do rali. Ainda da parte da manhã, a partir das 10 horas, realizam-se as verificações técnicas às viaturas participantes, no recinto da feira semanal. Um excelente motivo para os interessados se poderem familiarizar com as máquinas que poderão ver durante a tarde em competição.

Algumas curiosidades:
– O carro nº 1 da Prova Extra é Joaquim Santos, penta-campeão nacional de ralis e por muitos considerado o melhor piloto português de sempre. Nos anos oitenta fez parte da famosa Diabolique Motosport . No inicio da década de noventa, da Toyota Salvado Caetano;
– As viaturas que “abrirão a estrada” – nºs “0” e “00” serão conduzidas por dois campeões nacionais de Ralis Promoção, Paulo Alves em Ford Escort BDG, e Jorge Santos em Citroen Saxo Kit-Car;
– Os participantes Jorge Pinto e Luís Silva, inscritos no Troféu FastBravo, foram campeões nos saudosos anos do Troféu Marbella;
– O Rali Caldas das Taipas/Capital da Cutelaria vai contar com a participação de 5 equipas espanholas.

Texto: Manuel António Silva
com o apoio de orlandocompeticoes.blogspot.com e Manuel Castro

Artigos Relacionados