PUB
Quinze dias de jazz, em Guimarães
Terça-feira, Novembro 7, 2006

Caberá a Wayne Shorter o concerto inaugural do Guimarães Jazz de 2006. Durante a próxima quinzena, o jazz invade a cidade – um estilo universal, passados cerca de 130 anos do seu aparecimento.

O Guimarães Jazz começa hoje com um concerto do saxofonista Whayne Shorter, que virá acompanhado por Brian Blade na bateria, John Patitucci no contrabaixo e Danilo Perez ao piano, quarteto que tem acompanhado Shorter nos últimos anos.

Whayne Shorter nasceu em 1933, na cidade de Newark (New Jersey) e conta com uma carreira de quase trinta e cinco anos. O seu percurso cruza-se com outros nomes notáveis deste estilo musical, tendo feito parte dos Jazz Messengers do baterista Art Blakey e posteriormente acompanhado Miles Davis, até ao final da década de 60.

Formou os Weather Report, juntamente com John Zawinul e Miroslav Vitous, projecto que ajudou a consolidar a onda do jazz eléctrico e de fusão, da primeira metade dos anos 70.

Paralelamente, o saxofonista foi mantendo uma carreira a solo, iniciada no final da década de 50. Da sua discografia destacam-se gravações clássicas como Speak No Evil, de 1964; Native Dancer, de 1974.

Nos últimos anos gravou dois discos ao vivo: Footprints Live!, em 2001; e Beyond The Sound Barrier, de 2005. Pelo meio ficou Alegría, de 2003 – primeiro álbum de estúdio como líder em muitos anos. Em todos estes registos, Wayne Shorter esteve acompanhado pela banda que hoje subirá ao palco Grande Auditório do CC Vila Flor.

Texto: Paulo Dumas

Programação do Guimarães Jazz 2006

Artigos Relacionados