O projecto tem o objectivo de criar uma rede nacional de vigilantes da floresta. Estes deverão, durante as suas actividades diárias, estar atentos à floresta e ligar o 117 em caso de incêndio.
A Associação Nacional de Conservação da Natureza Quercus pretende com o projecto De Olhos Na Natureza envolver os cidadãos na protecção da floresta contra os incêndios.
O objectivo é que cada cidadão esteja atento à floresta no decorrer das suas actividades diárias. O projecto é constituído por uma rede de cidadãos em todo o território nacional comprometidos, motivados e informados para comunicar, através do 117, as situações de risco ou de incêndio.
Outros grupos de cidadãos poderão fazer parte do projecto. A ideia é, segundo a Quercus, motivar a participação de escolas, associações, câmaras municipais e juntas de freguesia através de parcerias.
Pretende-se desta forma que a informação chegue de forma célere às entidades competentes que, desta forma, poderão planear as intervenções de combate o que se poderá traduzir numa redução da área ardida.
A inscrição no projecto permite a participação nas actividades do projecto, como sendo saídas de campo ou seminários.
A paisagem florestal cobre cerca de um terço do território nacional e é responsável pela manutenção de uma grande biodiversidade e equilíbrio ecológico.
Todas as infirmação no site da Quercus.