PUB
Quarto volume das “Curiosidades de Guimarães” de Vieira Braga reeditado pela SMS
Terça-feira, Dezembro 22, 2015

Treze dos 21 fascículos das “Curiosidades de Guimarães”, que foram publicados com a Revista de Guimarães, são compilados num volume que é agora reeditado pela Sociedade Martins Sarmento.

A Sociedade Martins Sarmento reeditou o livro que corresponde ao quarto volume das “Curiosidade de Guimarães”, da autoria de Alberto Vieira Braga, numa altura em que se cumpre o 50.º aniversário do falecimento do autor.

De acordo com a recensão que Antero Ferreira fez à publicação, a obra de Alberto Vieira Braga é “um ponto de partida para todos os que pretendem estudar o passado e as tradições de Guimarães”. Os fascículos das “Curiosidades de Guimarães” foram originalmente publicados na Revista de Guimarães, entre os anos de 1925 e 1965.

Os fascículos, que continham as descrições de alguns dos costumes vimaranenses, espelham os interesses do autor, abordando sobretudo temas relacionados com a História e a Etnografia. Ainda de acordo com Antero Ferreira, os textos reflectiam tanto a história como as tradições populares da região, valorizados com rigor científico, suportado numa vasta documentação.

Na reedição do quarto volume das “Curiosidade de Guimarães”, são publicados os fascículos XIV a XVII – ou seja, treze dos 21 que foram publicados com a Revista de Guimarães. O autor começa por se debruçar no tema das origens da nacionalidade portuguesa, abordando também a participação dos vimaranenses em feiras nacionais e internacionais, constituindo um retrato da organização sócio-económica do concelho.

O livro é uma edição da Sociedade Martins Sarmento e tem o preço de 15 euros, podendo ser adquirido na V Feira do Livro da Sociedade Martins Sarmento, até ao próximo dia 17 de Janeiro, por um preço especial de 12,50 euros.