PUB
Projeto para o Centro Cívico de Ponte apresentado a 12 de março
Quarta-feira, Março 2, 2016

“Devolver o centro da vila às pessoas” é o mote da requalificação que a Câmara Municipal de Guimarães irá promover no centro cívico da vila de Ponte. A versão final do projeto de execução será apresentada no próximo dia 12 de março (sábado), às 10:30 horas, no Centro Paroquial Paulo VI.

A intervenção, cuja articulação está a ser efetuada com a Junta de Freguesia, incide na requalificação do Largo da Igreja, criação de um parque de estacionamento e reperfilamento da Rua Reitor Francisco José Ribeiro, que liga a Estrada Nacional 101 ao Largo da Igreja.

Numa nota dada a conhecer à comunicação social, a Câmara refere que o projeto “contempla a criação de uma ampla praça pedonal, cuja quota será inferior comparativamente com o projeto inicial. O objetivo é harmonizar o atual espaço físico, garantindo ao mesmo tempo trajetos inclusivos e acessíveis a todos, afirmando o edifício da Igreja como preponderante e de referência no tecido urbano existente”.

Sérgio Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ponte, mostrou-se, naturalmente, muito satisfeito com o cumprimento “de mais uma etapa” no sentido de requalificar o centro da vila: “Trata-se do culminar de um processo que envolveu a Junta de Freguesia, mas também outras entidades e personalidades, onde todos puderam dar o seu contributo. Foi muito trabalho até chegarmos aqui, a que faltará dar início à obra”. Pelas informações recolhidas, tal poderá acontecer nos próximos meses.

Nesta “obra fundamental para a vila”, como considera Sérgio Rocha, as árvores existentes serão substituídas por oliveiras, havendo igualmente uma reformulação ao nível da iluminação pública.

A Rua Reitor Francisco José Ribeiro, para além do reperfilamento do trânsito, terá a construção de passeios, criando-se um corredor acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Esta via será dotada de sistemas redutores de velocidade de tráfego que indicarão a entrada na futura zona mais nobre e central da vila de Ponte.

Nesta intervenção está ainda prevista a reabilitação do parque de estacionamento situado nas traseiras do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia que passará a ter uma capacidade para cerca de 80 lugares.

Esta sessão do projeto contará com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães.