Projecto da secundária da vila apresentado em Barcelona
Sexta-feira, Maio 20, 2011

O projecto “Ao sabor dos livros” apresentou uma comunicação no I Congresso Internacional “Comunicação e Educação: Estratégias de Alfabetização Mediática”, que teve lugar na Universidade Autónoma de Barcelona.

Através da comunicação intitulada “Da realidade virtual à virtualidade da existência: o projecto de promoção da leitura “Ao sabor dos livros””, a equipa responsável deu a conhecer os fundamentos teóricos, os objectivos pedagógicos, as possibilidades produtivas, as metodologias adoptadas e as actividades realizadas nos últimos anos, dentro e fora da escola, no âmbito deste projecto. Os elementos representantes da escola, na sua totalidade professores do Departamento de Línguas, procuraram dar a conhecer as linhas de força da actividade desenvolvida, e simultaneamente, através das discussões geradas, pretenderam aprofundar a reflexão sobre outros caminhos para a acção futura. A discussão encetada com membros da comunidade académica internacional (de múltiplas origens geográficas, mas com forte incidência hispano-americana) serviu para estabelecer pontes teóricas com outros projectos almejando objectivos semelhantes, ao mesmo tempo que permitiu proceder a comparações entre os diferentes caminhos trilhados e os sucessos alcançados.
A comunicação será publicada nas actas do congresso com o título “Da realidade virtual à virtualidade da existência: o projecto de promoção da leitura “Ao sabor dos livros””, e foi dada a conhecer professores Carlos Machado, Isabel Bessa, Manuela Calheiros e Maria José Oliveira.

Neste momento, o projecto “Ao sabor dos livros” está num processo de definição de novas possibilidades produtivas de trabalho, de acordo com alguns enfoques, sugestões e contribuições surgidos na discussão animada desenvolvida no âmbito deste congresso.