PUB
Projecto Limpar Portugal avança no Sábado
Quinta-feira, Março 18, 2010

É já no próximo Sábado, 20 de Março, que os voluntários que aderiram ao Projecto Limpar Portugal, vão para o terreno limpar as lixeiras ilegais existentes no território nacional.

O Projecto Limpar Portugal é uma iniciativa de âmbito nacional e teve origem a partir de um grupo de amigos que, com base num relato de um projecto similar, desenvolvido em 2008, na Estónia, decidiu meter mãos à obra e começar a desenvolver e divulgar a iniciativa “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”, agendada para o dia 20 de Março.

Nos últimos tempos, vários são os voluntários que se têm desdobrado em, contactos e reuniões para formar os grupos regionais, concelhios e de freguesia para participarem na iniciativa.

No concelho de Guimarães há, segundo o site oficial da iniciativa, sessenta e oito freguesias associadas ao evento. No caso das Taipas, tivemos conhecimento de duas instituições parceiras desta iniciativa. A Escola Secundária e a Junta de Freguesia de Caldelas.

No caso do grupo associado à Escola Secundária das Taipas, a concentração dos voluntários está agendada para as 9 horas nas instalações daquele estabelecimento escolar.

Relativamente aos voluntários associados ao grupo de Junta de Freguesia Caldelas, a concentração realizar-se-á no edifício sede, na Avenida da República.

Os resíduos recolhidos em todo o concelho de Guimarães, em função da sua categoria, serão encaminhados para as instalações da CITRUS em Riba D`Ave, Ecocentro de Atães, Aterro de Santo Tirso e Superinertes, em Gondomar.

A organização do evento apela a todos os voluntários que se apresentem com roupa e calçado adequados, material de protecção pessoal (luvas, máscara, colete reflector). Chamam ainda a atenção para o facto de todos os voluntários verificarem ser portadores da vacina contra o tétano, em dia.

Texto: Manuel António Silva