PUB
Projectistas apresentam novas soluções para o Toural e Alameda
Quinta-feira, Julho 16, 2009

Aliviar o Toural e a Alameda de S. Dâmaso da presença constante e obstrutiva dos autocarros será uma das preocupações da equipa que esta a elaborar o projecto que deverá transformar uma das zonas mais emblemáticas de Guimarães.

A equipa técnica, coordenada pela arquitecta Maria Manuel, da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, apresentou ontem na Praça Condessa do Juncal em Guimarães a reformulação da proposta de intervenção urbana na Praça do Toural e na Alameda de S. Dâmaso.

A nova solução defende uma ideia de “bosque urbano” em toda a alameda ao mesmo tempo que procura “arrumar” a presença constante e “desqualificante” dos autocarros naquela zona da cidade. Para isso, propõem que a alameda passe a ter uma única placa e o topo nascente da alameda seja atravessado por uma rua central e que os autocarros passem a circular e a parar no mesmo topo mas em corredores dedicados.

Quanto ao Toural a proposta dos projectistas abandonou a ideia de um parque subterrânea, como resultado da indicação vinculativa emitida pelo IGESPAR e abandonou igualmente a ideia de eliminar o trânsito automóvel da praça. À superfície é proposto que o chafariz que ali existia originalmente volte para o seu lugar, junto ao largo onde se encontra o busto de Abel Salazar. O desenho prevê ainda a plantação de conjunto arbóreo à entrada da Rua de Santo António.

A solução apresentada mereceu rasgados elogios da população presente, sendo dirigidos agradecimentos à equipa por “ter dado ouvidos à população” e procurar “devolver o Toural aos vimaranenses.

Esta não ainda a solução final, esclareceu Maria Manuel, estando o processo na fase de estudo prévio. Há ainda opções que ainda não foram tomada ao nível do desenho, mas há já a preocupação de transformar estas áreas emblemáticas da cidade à luz do projecto da Capital Europeia da Cultura. Há inclusivamente a ideia de transformar o Toural numa imensa peça de arte urbana.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados