PUB
Programa geral da Guimarães CED 2013 foi apresentado
Terça-feira, Janeiro 15, 2013

Foi apresentado, numa conferência de imprensa realizada esta manhã no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, o Programa Geral da Guimarães Cidade Europeia do Desporto em 2013.

Na presença de António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, presidente da Comissão Executiva da Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 (CED 2013) e Ricardo Araújo, em representação da Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, foi esta manhã apresentado o programa geral da CED 2013.

É um “programa ainda em aberto” com algumas iniciativas que ainda estarão a ser “negociadas”, como começou por afirmar Amadeu Portilha no início da sua intervenção mas que, neste momento, já conta com mais de 100 iniciativas agendadas, distribuídas pelas cinco áreas de intervenção (Investigação e Conhecimento, Eventos desportivos, Desporto e Cultura, Desporto para todos e Formação e qualificação) em que se subdivide a globalidade do evento.

Amadeu Portilha voltou a reforçar a ideia do grande empenho que colocarão na “generalização do desporto informal entre os vimaranenses” por forma a que se chegue ao final de 2013 com um número mais elevado de “praticantes informais” do que aquele que agora se verifica. É também nesse intuito, como referiu, que “71% da programação respeita à realização de eventos não competitivos e os restantes 29% à competição propriamente dita”.

Dentro da componente competitiva há a destacar a realização do Torneio Internacional de Polo Aquático (9 de Março), a Final Four da Taça de Portugal de Futsal (11 e 12 de Maio) e o Campeonato Europeu de Boccia (15 a 23 de Junho).

Por seu turno, António Magalhães, presidente da edilidade vimaranense, deu especial enfâse aquilo que Guimarães é capaz de fazer “bem feito”. Salientou que Guimarães pretende dar continuidade à excelência com que ficou reconhecida com a Capital Europeia da Cultura e reforçou a ideia de uma Cidade Europeia do Desporto a realizar “com a participação de todos e para todos os vimaranenses”.

A Cerimónia de Abertura da CED 2013 está agendada para o próximo Sábado e já tem lotação esgotada há uma semana.

Artigos Relacionados