José Afonso, artista emblemático da escola da canção de intervenção portuguesa, será homenageado em Guimarães nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro.
Pelo segundo ano consecutivo um extenso e variado programa contribuirá para manter presente e vida e obra de Zeca, sob o lema Guimarães canta Zeca Afonso. São quatro as entidades que organizaram o programa: o Círculo de Arte e Recreio (CAR), a Associação Zeca Afonso, a Associação 25 de Abril e a Oficina.
O programa recebe o contributo de um elevado número de artistas amadores vimaranenses associados ao teatro e à música. A homenagem deste ano aposta numa componente formativa sobre o cantor de Abril que, segundo a organização, pretende reavivar alguns valores na sociedade portuguesa para os quais a obra de José Afonso é uma referência.
Do programa, que se estende por três dias, destaque-se o debate sobre a vida e obra de José Afonso onde participarão personalidades como José Mário Branco (produtor dos discos de José Afonso), Hélder Costa (letrista) e Mário Barradas.
Outro destaque para a exposição a ter lugar no foyer do Grande Auditório onde estarão expostas mais de sessenta capas de edições raras de discos de José Afonso, assim como outros objectos de memorabilia alusiva ao cantor.
José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro. Editou o seu primeiro EP em 1956, intitulado Fados de Coimbra. É autor da canção Grândola Vila Morena, que viria a ser no dia 25 de Abril de 1974 a senha do Movimento das Forças Armadas (MFA) para o derrube do regime ditatorial.
Da sua discografia fazem parte títulos fundamentais para a história da música popular portuguesa de onde se destacam Cantares de Andarilho (1968), Traz Outro Amigo Também (1970) e Cantigas do Maio (1971).
José Afonso morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987.
Texto: Paulo Dumas
Programa
20 de Fevereiro
22h | CC Vila Flor Pequeno Auditório
Cinema
Continuar a Viver (Os Índios da Meia Praia)
Filme de António Cunha Telles
23 de Fevereiro
CC Vila Flor Grande Auditório
Exposição
O Que Faz Falta
21.30h | CC Vila Flor Grande Auditório
Teatro/Concerto
Menino dOiro Vida de José Afonso
Participação musical e teatral de diversos artistas amadores de Guimarães.
24 de Fevereiro
16.30h | CC Vila Flor Pequeno Auditório
Teatro
O Incorruptível
de Hélder Costa
17.30h | CC Vila Flor Pequeno Auditório
Debate
Vida e Obra de José Afonso
painel composto por Alípio de Freitas, Mário Barradas, José Mário Branco, Hélder Costa e José António Gomes
21.30h | CC Vila Flor Grande Auditório
Concerto
Maio Maduro Maio
com José Mário Branco, Amélia Muge e João Afonso