PUB
Programa de formação abre portas ao emprego no sector têxtil
Segunda-feira, Outubro 16, 2006

Uma parceria inovadora entre a Microsoft e o CITEVE consegue facilitar reentrada no mercado de trabalho. A iniciativa tem quatro centros de formação, um deles em Guimarães.

O Programa Tecnologia Inovação e Iniciativa (PII) conseguiu que trinta e sete finalistas do curso de formação na área da informática fossem colocados em empresas do ramo têxtil. Os dados foram tornados publicos ontem, durante a sessão de lançamento do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, que ficará localizado no Centro Tecnológico das Industrias Têxteis e de Vestuário (CITEVE), em Famalicão.

O PII foi lançado no início do ano como resultado de uma parceria entre a Microsoft – multinacional líder na área da multimédia, e o CITEVE.

Portugal foi pioneiro nesta iniciativa, tendo sido escolhido como país piloto. O PII tem o objectivo de combater o desemprego, fomentando a competitividade através da valorização dos recursos humanos. Esta iniciativa recebeu de resto bastante apoio por parte da Comissão Europeia, já que se adapta aos objectivos da nova Agenda de Lisboa, centrada no crescimento e no emprego.

Desde o arranque do programa, abriram até agora quatro centros de formação: Famalicão, Santo Tirso, Covilhã e Guimarães. Nos quatro centros de formação estão inscritos 1314 formandos. O objectivo é chegar aos 3000 em três anos.

Contactos úteis
CITEVE
Telefone: 252 300 300

Microsoft (Patrícia Fernandes)
Telefone: 214 409 223 ou 961 624 223

Texto: Paulo Dumas
Foto: CITEVE

Artigos Relacionados