Programa de José Hermano Saraiva leva as Taipas ao canal 2 da RTP
Quinta-feira, Janeiro 20, 2011

A equipa de produção do programa do Canal 2 da RTP “A Alma e a Gente” esteve hoje nas Taipas a recolher imagens para integrar no programa a ser emitido no próximo dia 5 de Fevereiro.

O programa, dedicado a Guimarães e que vai para o ar pelas 19.30 horas do dia 5 de Fevereiro (Canal 2), vai dedicar algum do seu tempo às Caldas das Taipas, nomeadamente aos vestígios romanos, recentemente descobertos nos Banhos Velhos, à Ara de Trajano e ao Edifício Termal, como “pontos de interesse fundamentais para compreender a importância histórica da Vila Termal das Taipas, para o concelho de Guimarães” pode ler-se numa nota distribuída à comunicação social pela Taipas-Turitermas.

José Hermano Saraiva dará, assim, “expressão nacional ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Cooperativa, na área da requalificação e preservação do património que é de todos os taipenses e vimaranenses e que a todos nos orgulha”, pode ler-se.

No mesmo documento a cooperativa taipense dá conta de que já foi obtida a devida autorização junto do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para que se alargue e proteja o perímetro de escavação arqueológica nos Banhos Velhos.

Iniciativa que, como referem, “será articulada com o Município de Guimarães a propósito do Mapa 2012, onde está, também, devidamente acautelada a necessária e reclamada intervenção na zona envolvente ao Edifício dos Banhos Velhos, intervenções estas que serão objecto de uma candidatura no âmbito do Programa ON2 (“O Novo Norte”)”.