PUB
Programa das festas estende-se por duas semanas
Quarta-feira, Junho 6, 2007

O programa das festas da vila e S. Pedro já têm programação definida. As festas deste ano seguem uma estrutura muito semelhante à do ano passado, embora com a introdução de novos eventos como a semana gastronómica e a Taipas LAN Party.

O programa das próximas Festas de S. Pedro já está definido. Este ano, decorrerão durante 15 dias, contrariamente ao que se passou no ano transacto em que as mesmas foram distribuídas por todo o mês de Junho. Apesar de realizadas num período de tempo mais reduzido, o programa contempla todas as iniciativas que tem vindo a ser realizadas nos últimos anos.

Assim, de 15 de Junho a 2 de Julho próximos, o “figurino” das Festas permanecerá inalterado. Quem o afirma é o Presidente da Junta de Caldelas. Segundo Constantino Veiga, a aposta nas Festas da Vila passaria pela execução de um projecto de três anos (encerrado com as Festas de 2006) em que o forte investimento realizado permitisse elevar o nome da vila e a qualidade das Festas. “Nestes 3 anos isso foi conseguido. O S. Pedro das Taipas é falado por muita gente e não temos dúvidas que, com isso, temos muitos mais visitantes durante esses dias”.

Para além do espaço de tempo em que se desenrolarão as festividades, as únicas diferenças para este ano estão na escolha dos chamados “cabeça de cartaz”, comparativamente com as de anos anteriores.

Nos últimos anos passaram pelas Taipas nomes como os de Marco Paulo, José Cid e Paulo Gonzo. Para este ano, os nomes escolhidos são, sem dúvida, menos sonantes. No entanto, isso não constitui factor de preocupação para Constantino Veiga que considera que “as Festas já estão num patamar elevado e vão continuar a trazer às Taipas muita gente durante esses dias. Ao mesmo tempo, vamos reduzir custos mantendo o mesmo esquema de organização”.

Outra novidade refere-se à forma como vai decorrer a Feira da Cerveja e da Francesinha. Este ano, cada stand estará preparado para servir directamente as bebidas. O Presidente da Junta explica: “Vai ser entregue a uma colectividade das Taipas a responsabilidade de gerir e distribuir pelos estabelecimentos que vão participar na feira, por solicitação destes, as bebidas que vão servir directamente no seu stand. Será criada como que uma Central de Distribuição das bebidas. No final, será feito o acerto de contas entre eles, sem que os dinheiros de compras e vendas passem pela Junta de Freguesia”.

Para este ano está também prevista a realização de um programa radiofónico dedicado às Festas da Vila, realizado pela Rádio Renascença (Voz do Minho) e a ser emitido em directo das instalações da Junta de Freguesia no próximo dia 19 de Junho (10 horas), dia em que se comemora a elevação das Taipas a Vila.

Programa das festas

Artigos Relacionados