Programação CEC 2012 para esta semana
Terça-feira, Abril 10, 2012

Conheça todos ao eventos a realizar, durante esta semana, no âmbito da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.

Residência Artística: Simão Costa

De 10 a 22 de Abril no Laboratório de Curadoria, Fábrica ASA

O projecto de residência do pianista e compositor Simão Costa surge em continuidade com as reflexões sobre o som enquanto fenómeno material e sobre o seu potencial sinestésico, trabalhos anteriores agora inseridos no mesmo contexto programático.

 

Workshop: Mito Móvel – Histórias de Princípios

De 10 a 14 de Abril (terça-feira a sábado), às 10h00 de terça-feira a sexta-feira e às 16h00 no sábado, na Biblioteca Municipal Raul Brandão

Oficina para mediadores de leitura, este evento pretende deixar ferramentas úteis para a acção pedagógica e artística ligada à narrativa, desvendando símbolos fortes do nosso imaginário.

 

Cinema: “Duas horas da vida de uma mulher”

10 de Abril (terça-feira) , às 21h30 no São Mamede CAE

Trata-se de uma obra que aborda a agonia e pensamentos de Cléo, uma artista que aguarda duas horas por um resultado médico deambulando por Paris, este filme de Agnes Varda é um dos que melhor exprime um espírito “Nouvelle Vague”.

 

Ciclo Master Pieces: Maestro Miguel Graça Moura e Clarinetista Carlos Piçarra Alves com Fundação Orquestra Estúdio

11 de Abril (quarta-feira), às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

A Fundação Orquestra Estúdio, dirigida pelo maestro Miguel Graça Moura, estreia mundialmente uma abertura e um concerto para clarinete de Mário Laginha e António Victorino d’Almeida. Num programa exclusivamente português, é ainda apresentada a sinfonia “À Pátria” de Vianna da Motta. O solista convidado é o clarinetista Carlos Piçarra Alves

 

Workshop: Aula prática de El Wire

12 de Abril (quinta-feira), das 20h00 às 24h00 no LCD, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Neste workshop, espera-se que os criadores aprendam a explorar as potencialidades do El Wire, um componente apelativo para projectos artísticos, nomeadamente esculturas luminosas.

 

Música: European Wind Quintet

12 de Abril (quinta-feira), às 15h00 no Lar Emídio Ribeiro e 13 de Abril (sexta-feira) pelas 21h00 na Cripta da Igreja de Gondar

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças.

 

Concerto: Sei Miguel Concerto

13 de Abril (sexta-feira) a partir das 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Com um experimentalismo inigualável, um alcance cosmológico requintado e um som que procura romper com o formalismo, Sei Miguel, um dos músicos mais vanguardistas da história do jazz português, regressa num novo ciclo vital.

 

Debate: Circunferência “Reflexões sobre o Trabalho, Cultura e Tecnologias Criativas no Séc. XXI”

13 de Abril (sexta-feira), às 21h30 na Associação Comercial e Industrial de Guimarães

Como será, no futuro, o trabalho? Continuará a nortear o ser social? São estas e outras questões que esta conferência, moderada por Esser Jorge Silva, propõe debater, tendo em conta a mudança do conceito de “trabalho” a partir do séc. XIX.

 

Multidisciplinar: “Performance c-Vib”

13 de Abril (sexta-feira) pelas 22h00 no Laboratório de Curadoria, Fábrica ASA

c-Vib é uma escultura sonora e musical que explora as propriedades físicas do som onde a bailarina Yola Pinto convida à contemplação activa, recebendo os sons e transformando-os em movimento.

 

Música: Urban Trends – Tom Wieland

13 de Abril (sexta-feira) às 23h30 no São Mamede CAE

Na primeira sessão no São Mamede dedicada à club culture de cariz electrónico, o convidado é o produtor germânico Tom Wieland, dj eclético e com conhecimento profundo da cultura urbana europeia.

 

Abertura da Exposição: “O Castelo em 3 Actos”

Dia 14 de Abril (sábado), às 18h00 no Castelo de Guimarães e no Paço dos Duques de Bragança

Trata-se do primeiro momento do projecto comissariado por Paulo Cunha e Silva, “O Castelo em 3 Actos”. O evento contará com uma encenação dos Footsbarn no Castelo; um espectáculo de performance visual da autoria de Ibon Manair. Segue-se a inauguração de uma exposição, patente até 10 de Junho, no Paço dos Duques.

 

Palestra: Sinestesia

14 e 15 de Abril (sábado e domingo) das 15h00 às 23h00 no sábado e das 15h00 às 19h00 no domingo – Laboratório de Curadoria, Fábrica ASA

Organizado por Alexandre Estrela, o evento promove um encontro de sinestetas para a partilha de experiências e métodos, analisando e expandindo esse fértil cruzamento poético. Com Fréderic Paul, Joel Vacheron, Yehuda Safran, Joachim Koester, João Simões, Henry Hills, António Pope e David Wharry, entre outros.

 

Workshop: Microscopia DIY

14 de Abril (sábado) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no LCD, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Trata-se de uma introdução à microscopia do DIY, “do it yoursefl”, destinado a criadores, artistas e músicos, baseada na reapropriação de webcams para obter um microscópio digital como solução low cost para projectos artísticos ou lúdicos.

 

Multidisciplinar: “Danza Preparata”

14 de Abril (sábado), às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Assinalando o 100º aniversário do nascimento de John Cage, Rui Horta criou “Danza Preparatta”, uma obra com Sonatas e Interlúdios interpretados por Rolf Hind e traduzidos em movimento pela bailarina Silvia Bertoncelli.

 

Workshop: Academia Krisis

15 de Abril (domingo) das 14h00 às 20h00 na Escola Secundária Francisco de Holanda

Através do movimento, da harmonia, da coordenação física, entre outros, a Academia Krisis pretende envolver a comunidade e transformar vários grupos num elenco participativo com relações entre si.

 

Cinema: “Capitães de Areia”

15 de Abril (domingo), às 21h30 no São Mamede CAE

As Personagens criadas por Jorge Amado, os “Capitães da Areia” inspiraram este filme realizado por Cecília Amado. Abandonados pelas suas famílias são obrigados a lutar para sobreviver na vida difícil da rua.

 

Música: Orquestra Sub-21

15 de Abril (domingo), às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Dirigido por Vítor Matos, este projecto ambicioso que integra músicos de escolas europeias apresenta-se num concerto que se revelará como um marco na produção musical da cidade de Guimarães.

Artigos Relacionados