PUB
Programação CEC 2012
Quinta-feira, Março 29, 2012

Conheça a programação que ainda poderá ver no decurso desta semana na Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.

Residência Artística: Musa Paradisiaca / Assembleias

Dia 27 e 30 de Março (terça-feira e sexta-feira), às 16h00 no Laboratório de Curadoria, Fábrica ASA.

Musa Paradisiaca (Eduardo Guerra e Miguel Ferrão) é um projecto artístico centrado no diálogo e na concretização de parcerias pontuais, publicado on-line periodicamente. Nesta edição – em formato de residência, no Laboratório da Curadoria –, o convidado é Marco Pasi, investigador que tem focado a sua pesquisa na relação entre esoterismo moderno, política ou arte e sobre a história da ideia de magia.

 

Ciclo: Musa Paradisiaca / Revisão de Guiões

Dia 29 de Março e 1 de Abril (quinta-feira e domingo), às 19h00 no Laboratório de Curadoria, Fábrica ASA.

Ciclo de conversas encenadas e comentadas ‘no ar’que resultará na leitura e comentário de diálogos previamente definidos entre os intervenientes desta edição do projecto Musa Paradisiaca.

 

Ciclo: Março Deambulante “Deambulações pelo Teatro”

29 de Março (quinta-feira), às 21h30 na Casa do Povo de Briteiros.

Março Deambulante é uma acção que apresenta os resultados dos projectos Formação-Acção e Arte de Raiz Popular, de Tempos Cruzados. “Deambulações pelo Teatro” fecha o ciclo, com a apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito da Oficina de Expressão Dramática, coordenada por Eugénia Oliveira e Helena Marinho.

 

Workshop: Aula Prática de Fabricação Digital

29 de Março (quinta-feira) das 20h00 às 23h59 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).

A fabricação digital é uma realidade que hoje se encontra ao alcance de todos — DIY (Do It Yourself — Faça Você Mesmo). Esta aula serve para apresentar os interessados ao mundo da fabricação digital e aos equipamentos disponíveis no laboratório (impressora 3D e CNC).

 

Dança: “La Famiglia”

Dias 29 e 30 de Março (quinta-feira e sexta-feira) pelas 22h00 na Black Box da Fábrica ASA.

A coreografia de Lígia Soares, “La Famiglia”, propõe envolver todos os intervenientes numa grande intriga e parodiar sobre as insondáveis motivações que levam cada indivíduo ora a actuar, ora a sentar-se num teatro à espera de algo extraordinário.

 

Pop Up: Vem Ocupar o Mercado

Dia 30 de Março (sexta-feira), às 22h00 no Mercado Municipal.

Inauguração da exposição de obras produzidas por artistas e público, no âmbito da iniciativa “Vem Ocupar o Mercado” – acção que convidava a população em geral a expressar-se através da pintura, do desenho ou da escrita.

 

Pop Up: BIKE.POP/ Bike Lounge e Oficina Aberta

Dias 31 de Março e 1 de Abril (sábado e domingo) das 10h00 às 18h00 no Mercado Municipal.

Conjunto de acções subordinadas à cultura urbana e mobilidade, com espaço para música, literatura e filmes ligados à cultura da bicicleta. Num espaço de partilha onde se explora de forma transversal o mais ecológico dos meios de transporte urbano, será ainda possível efectuar um check-up gratuito aos veículos.

 

Pop Up: (Re)Ocupar

Dia 31 de Março (sábado) às 10h00 no Mercado Municipal.

Numa mostra utilitária que tem em vista sensibilizar para a sustentabilidade e contribuir para o processo de reocupação do mercado, apresentam-se novas peças elaboradas através da transformação de objectos sem uso ou estragados. Assim, propõe-se que estes objectos sejam utilizados durante o ano, atribuindo-se novas funções ao espaço: espaço de estar, descansar, trabalhar a dois, conversar, partilhar e até vender ou trabalhar.

 

Workshop: Ruído Táctil

Dias 31 de Março e 1 de Abril (sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no LCD do Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).

Neste workshop os participantes constroem sintetizadores low-tech, reactivos ao toque, capazes de produzir uma variedade de sons e texturas em função da posição, humidade e pressão dos dedos sobre os pontos de contacto destes instrumentos.

 

Ciclo: Pecha Kucha Nights Guimarães VOL II

31 de Março (sábado) das 21h21 às 23h59 no Parque de Estacionamento da Mumadona.

Segunda sessão do ciclo de apresentações onde cada orador prepara uma intervenção pública com o tempo exacto de seis minutos e quarenta segundos. A designação tem origem na expressão oriental japonesa – Pecha Kucha – e que significa “o som da conversa”, uma ideia suficientemente aberta e disponível para toda e qualquer exposição e reflexão de vontades criativas.

 

Música: casting para concerto com Fundação Orquestra Estúdio e Expensive Soul

1 de Abril (domingo), às 10h00 no Centro Cultural Vila Flor.

Guimarães 2012 procura vozes que se identifiquem com a música dos Expensive Soul e que queiram participar num concerto especial com a Fundação Orquestra Estúdio, no Multiusos de Guimarães, onde se aliam as duas linguagens musicais.

 

Música: Pedro e o Lobo

1 de Abril (domingo) às 16h00 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Um convite aos mais novos para serem testemunhas das peripécias de Pedro, do Lobo, e de mais alguns bichos da quinta! O compositor Telmo Marques abre-nos as portas deste mundo de fantasia e Zbinden fecha o pano com a sua Sinfonia nº40.

 

Cinema: “Amor de Perdição” de Manoel de Oliveira

1 de Abril (domingo) às 20h45 no São Mamede CAE.

Este filme, que começou por ser visto como uma série televisiva, foi para Manoel de Oliveira o arranque de uma série sobre os “amores frustrados”. António Sequeira Lopes e Cristina Hauser são os amantes assombrados. No contexto da Capital Europeia da Cultura, é possível ver as duas “versões” do “Amor de Perdição”, de Oliveira: a que foi apresentada na RTP e a remontada com ‘takes’ diferentes, que foi objecto de distribuição nas salas de cinema.