PUB
Programa Geral da CEC já foi apresentado
Quinta-feira, Dezembro 15, 2011

Foi apresentado ontem, no espaço ASA, o Programa Geral da Capital Europeia da Cultura 2012. Mais de 600 eventos vão preencher um ano repleto de actividade cultural.

A Fundação Cidade de Guimarães (FCG) chamou os vimaranenses a participar na festa de apresentação do Programa de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura que se realizou no final do dia de ontem no espaço ASA, em Covas.

João Serra, presidente da FCG deu a conhecer aos presentes as linhas orientadoras do programa e todo o percurso realizado pelos diferentes intervenientes em todo o processo da programação da CEC 2012. Seguiu-se um espectáculo de som, luz e multimédia que fixou a atenção dos muitos vimaranenses presentes no interior daquele espaço.

No essencial, o programa apresentado, assenta na colocação em prática de cerca de 600 eventos culturais, distribuídos por quatro ciclos temporalmente distintos: Tempo para Encontrar (21 de Janeiro a 23 de Março), Tempo para Criar (24 de Março a 23 de Junho), Tempo para Sentir (24 de Junho a 20 de Setembro) e Tempo para Renascer (22 de Setembro a 21 de Dezembro).

“Ao apresentarmos hoje este programa, estamos a afirmar uma promessa, estamos a afirmar uma certeza. Esta CEC vai honrar a Europa. Vai honrar o país. Vai honrar os públicos. Vai honrar os artistas. Vai honrar a cidade e vai honrar os vimaranenses”, foi desta forma que Carlos Martins, director executivo da FCG, terminou a sua intervenção aquando da apresentação do programa à imprensa, realizada na manhã do dia 14 de Dezembro.

A cerimónia de abertura protocolar da CEC 2012 vai realizar-se no dia 21 de Janeiro, no Multiusos de Guimarães, pelas 18 horas. O guitarrista vimaranense Manuel d’Oliveira será o mestre de cerimónia que englobará a participação de outros artistas de renome. Confirmada na abertura da CEC está também a presença de Cavaco Silva e Durão Barroso.