PUB
Programa ExcentriCidade estreia-se nas Taipas com “Canções do Cinema Americano”
Quinta-feira, Dezembro 3, 2015

Após ter arrancado em vários outros pontos do concelho, o programa de descentralização cultural de Guimarães estreia-se nas Caldas das Taipas, com um concerto que reviisita temas musicais populares, das películas de cinema americano.

No próximo dia 5 de dezembro, o novo Auditório da Taipas Termal recebe uma iniciativa inserida no projeto-piloto, lançado pela Câmara Municipal de Guimarães, ExcentriCidade, que visa a descentralização da programação cultural para várias zonas do concelho de Guimarães.

Em palco estarão as canções do cinema americano, interpretadas por Hollywood Trio, dois músicos e um cantor que revisitam a história do cinema americano através das melodias que marcaram definitivamente o seculo XX. Uma viagem apoiada numa narração explicativa ao público presente, com alusão aos dados referentes à identidade de cada filme.

De “Smile” de Charlie Chaplin a “Cabaret” de Liza Minnelli, passando por “Over The Rainbow”, “Dream a Little Dream”, “Summertime”, “New York, New York”, “When You Wish Upon a Star” e tantos outros temas que de uma forma ou de outra, marcaram a vida de todos nós. A iniciativa está agendada para as 22 horas e a entrada custa 1 euro.

O projeto ExcentriCidade arrancou com cinco grupos de trabalho, quatro dos quais terão programação regular, numa base mensal, no último trimestre deste ano e procurará, assim, reafirmar centralidades também no campo da cultura, levando aos vários espaços uma programação diversificada, que pode incluir o teatro, a dança, o cinema ou a música.

O programa Excentricidade foi apresentado pela Câmara Municipal de Guimarães, a 26 de Outubro. Nessa altura o vereador da Cultura, José Bastos, sustentou o seu arranque como “um novo patamar, que vai além daquilo que já vinha sendo feito na cidade”