PUB
Primeiro campeonato nacional já em Janeiro
Segunda-feira, Janeiro 5, 2009

Trata-se de um projecto que pretende colocar a um júri literário, um sem número de textos, durante doze semanas consecutivas.

Pedro Chagas Freitas, escritor vimaranense de 29 anos, é o mentor do 1º Campeonato de Escrita Criativa que pretende reunir participantes de todo o país.

A iniciativa, que vai iniciar-se na última quarta-feira do corrente mês de Janeiro e se prolongará por três meses, num total de doze semanas consecutivas, como o nome indica, vai tratar-se de uma prova de regularidade, com pontuação semanal – em que será a escrita a ser colocada sob o julgamento do júri.

Assim, uma vez por semana, às quartas-feiras, será colocado um desafio criativo e escrito a cada um dos concorrentes. Depois, é só responder ao desafio, escrevendo aquilo que é pedido. E enviá-lo, electronicamente, até à terça-feira seguinte. O júri, constituído por especialistas na área literária e linguística, pontuará e, todas as quartas-feiras, afixará, no blogue do campeonato (em www.campeonatoescritacriativa.blogspot.com), os resultados – que, semana a semana, vão sendo acumulados. E assim sucessivamente: uma semana, um desafio; durante 12 semanas.
O Concurso será dividido em três escalões – de acordo com as idades dos inscritos (infantil – dos 10 aos 15 anos; juvenil – dos 15 aos 18; e adulto – 18 ou mais anos de idade).

O vencedor e, se a qualidade assim o merecer, também a outros participantes, será concedida a possibilidade de publicarem uma obra da sua autoria. Uma obra que pode ser, ou não, a colectânea dos 12 textos que escrever no Campeonato.
 
Os interessados em participar neste concurso poderão fazer a sua inscrição no site www.escritacriativa.org.
 

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados