PUB
Primeiro-Ministro e Ministro da Cultura presentes no Dia Um de Portugal
Quinta-feira, Junho 23, 2016

O nascimento da nacionalidade portuguesa é assinalado amanhã, com as celebrações do Dia Um de Portugal, feriado municipal em Guimarães. Durante todo o fim-de-semana decorrerá a Feira Afonsina.

Comemora-se amanhã o aniversário da batalha fundadora do Reino de Portugal. A Batalha de são Mamede foi há 888 anos. A 24 de Junho de 1128 D. Afonso Henriques enfrenta as forças de sua mãe e dos seus aliados da Galiza.

O Dia Um de Portugal é feriado municipal em Guimarães, cidade berço da nacionalidade portuguesa. Para assinalar a data foi anunciado um programa protocolar que passará pelo sessão solene evocativa do aniversário da Batalha de S. Mamede, como ficou conhecida a batalha que terá acontecido, acredita-se, nas imediações do Campo da Ataca.

Este ano as celebrações estendem-se durante todo o fim-de-semana, altura em que decorre a Feira Afonsina, uma recriação do tempos medievais e que na presente edição fará uma alusão ao episódio do Recontro de Valdevez. A sexta edição da Feira Afonsina começa hoje às 18 horas, com a abertura oficial da feira.

No dia 24, as cerimónia começam às 9 horas com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho de Guimarães. Às 12.30 horas uma eucaristia solene, na Igreja da Oliveira. Ao final da tarde, às 17.30 horas decorrerá, no Paço dos Duques de Bragança, a sessão solene do Dia Um de Portugal, com a presença do Ministro da Cultura de Portugal – Luís Castro Mendes. Durante a cerimónia será assinado o protocolo de geminação com a cidade francesa de Montluçon e serão entregues as condecorações a seis representantes de instituições vimaranenses, com relevante papel na área social.

O dia 24 de Junho é também aproveitado para os responsáveis autárquicos inaugurarem uma série de obras no território municipal. Assim, este ano serão feitas um total de quatro inaugurações em Urgezes, Silvares, no Centro Histórico e no Castelo de Guimarães.