PUB
Primeira semana do terceiro ciclo de Programação CEC 2012
Terça-feira, Junho 26, 2012

Conheça todas as propostas para esta semana que marca o início do terceiro ciclo de Programação CEC 2012 – “Tempo para Sentir”.

Pop Up: Frame Box

Até 1 de Julho das 10h00 às 19h00 na Alameda S. Dâmaso, Largo Dom Domingos da Silva Gonçalves e Pousada da Juventude

Com os objectivos de estimular o interesse pela leitura da cidade e agir sobre o território de Couros de uma forma orientada e inesperada, este projecto propõe-se estimular a novas e futuras memórias da cidade, através da implantação de três estruturas em forma de caixas brancas, que permitem limpar a nossa visão periférica e direccionar o nosso olhar para elementos específicos.

 

Animação: Festival Beat.bit.

Até 1 de Julho às 14h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Beat.bit contempla no seu programa workshops, conferências e performances, sempre numa óptica de contacto de culturas, inerente a uma capital europeia, juntando em palco artistas nacionais e internacionais para performances ensemble.

 

Música: Julia Holter

26 de Junho (terça-feira), às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Guimarães 2012 apresenta o segundo álbum de Julia Holter, Ekstasis. Trata-se de uma colecção de canções escritas ao longo de três anos em Los Angeles, Califórnia. A composição de Holter decorre de uma reverência mitológica daquilo que é incompreensivelmente belo.

 

Residência Artística: Embankment

28 de Junho (quinta-feira) na Fábrica ASA

O projecto a realizar consistirá na construção de núcleos autónomos que se reunirão numa única estrutura compacta, no interior da qual iremos percorrer subterraneamente as formalizações de uma investigação em torno da mediação e dos seus possíveis desdobramentos. As linhas de investigação, a desenvolver nesta residência, implicarão tanto uma aproximação ao objecto: a sua existência enquanto totem, a potência da sua transladação, os seus dispositivos expositivos. A residência estende-se até 28 de Julho.

 

Performance: /// Noriko Okaku

28 de Junho (quinta-feira) às 22h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

/// é uma história abstracta baseada nas actuações, ao vivo, que incorporam as animações pré-desenhadas por Noriko. A peça é acompanhada pela banda sonora, customizada, de Rych Keyworth: música experimental clássica.

 

Conferência: Pierre Hébert

28 de Junho (quinta-feira) das 21h00 às 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Pierre Hébert é um coleccionador de prémios incluindo o de Cinema Career Grant of the Art Council of Quebec deste ano. Vem ao beat.bit falar do que sabe mais – Cinema de animação – a sua evolução e os seus desafios no novo século.

 

Workshop: Aula Prática de Fabricação de PCB’s

28 de Junho (quinta-feira) das 20H00 às 24H00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

No seguimento das introduções práticas na àrea da electrónica esta aula pretende dotar os participantes dos conhecimentos práticos associados à fabricação de placas de circuito impresso (PCBs) por métodos não industriais, nomeadamente mediante o recurso a uma insoladora ultra-violeta e a utilização de produtos químicos próprios.

 

Performance: Grupo F 21 integra comemorações de fim de ano lectivo

29 de Junho (sexta-feira) às 21h30 no Pavilhão Gimnodesportivo da Casa do Povo de Fermentões

O Grupo F 21, criado no âmbito do projecto Krisis da área de comunidade de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, integra este ano o programa das comemorações da Festa de fim de ano lectivo, na Casa do Povo de Fermentões.

 

Teatro: Nasceu Pevidém

29 de Junho (sexta-feira) às 10h00 no Salão Paroquial de São João de Ponte

A tradição popular, enriquecida durante séculos, fala das origens da pequena aldeia que se tornaria Pevidém. Esta peça conta essa história, e como um rico proprietário, agradecendo um favor divino, mandou construir a capela fundadora do belo Pevidém.

 

Performance: Mazen Kerbaj e Carlos Zingaro

29 de Junho (sexta-feira) das 22h30 às 23h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

No Beat.bit Mazen Kerbaj irá actuar com Carlos Zingaro. Possivelmente o músico mais conceituado de improvisação português, Zingaro foi pioneiro em Portugal na utilização das novas tecnologias na composição e interacção em tempo real, o que lhe granjeou sucesso e parcerias com grandes nomes da música europeia, americana e asiática.

 

Teatro: Os Trabalhos de Hércules

29 de Junho a 1 de Julho (sexta-feira a domingo) às 21h00, dia 29; às 17h00 e às 21h30, dia 30; às 11h00 e às 17h00, dia 1 no Largo Cónego José Maria Gomes

Trata-se de um teatro de marionetas onde a personagem Zampano, o dono de um circo/teatro de saltimbancos, procura um ator para o papel de Hércules, o super-herói grego. Põe um anúncio mas só aparece um candidato. Segue-se o interrogatório sobre as capacidades do actor Filinto, onde sobressaem as suas “incapacidades”. O Mestre Zampano explica ao Filinto quais as habilidades de Hércules e o candidato reage com medo, mas mesmo assim é contratado.

 

Dança: Shelters

29 de Junho (sexta-feira) às 22h00 na Fábrica ASA

Shelters (Abrigos) é um espectáculo repartido em três momentos diferentes. O programa é iniciado por dois icónicos primeiros trabalhos de Hofesh Shechter, a partir dos quais, desenvolveu uma interessante carreira, deslumbrando audiências e captando o reconhecimento como criador contemporâneo.

Instalação: 5+5

29 de Junho (sexta-feira) pelas 22h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

5 Artistas 5 Projectos. O in block funcionará como um projeto site-specific, abrangendo várias áreas artísticas: pintura, desenho e escultura e será desenvolvido no espaço On.Off da Fábrica ASA. Música: 1ª Sessão Inclusiva – Jorge Queijo 29 de Junho (sexta-feira) pelas 22h00 no Centro Cultural Vila Flor Numa ópera repleta de força, de coragem, de loucura e êxtase, encontramos personagens distintas e extraordinárias que viveram na mesma região durante um longo período de tempo. As suas narrativas são entrelaçadas com visões assombrosas, estranhas tradições e eventos recorrentes. Cada história interligada desenha um caminho para o desconhecido. Shazham é o título do espectáculo inspirado nos heróis de banda desenhada.

 

Música: Festival GMR 360º

29 de Junho a 1 de Julho (sexta-feira a domingo) na Montanha da Penha

Nouvelle Vague, Miúda, David Fonseca e Cibelle são alguns dos nomes já confirmados. A Montanha da Penha, em Guimarães, vai entrar na rota dos festivais de música deste verão, mas não só: vamos ter artes circenses, teatro, mini motas, Paint ball (na versão woodsball e Speedbaal), Karts Cross, entre muitas outras actividades.

 

Música: Pop Arte – XI Festival Nacional de Folclore

30 de Junho (sábado) pelas 21h00 no Largo da Igreja de Moreira de Cónegos

Este projecto dissemina-se num conjunto articulado de acções que apelam à participação do movimento associativo promotor da música e dança tradicional. Estas serão acções em que tradição, vanguarda e tecnologia se interligam num projecto que valoriza o património cultural imaterial local, nacional e internacional.

 

Música: Pop Arte – XI Festival Nacional de Folclore

30 de Junho (sábado) às 21h00 no Centro Social Cultural e Desportivo de Silvares

Este projecto dissemina-se num conjunto articulado de acções que apelam à participação do movimento associativo promotor da música e dança tradicional. Estas serão acções em que tradição, vanguarda e tecnologia se interligam num projecto que valoriza o património cultural imaterial local, nacional e internacional.

 

Teatro: Pedra Formosa

30 de Junho (sábado) às 21h30 no Espaço do Moinho – Moreira de Cónegos

Viriato, o grande lusitano que aterrorizava os romanos, inicia a Guerra do Fogo e cria um sonho que será perpetuado para sempre em terras Lusitanas e Galaicas, que dará a Portugal uma das suas mais valiosas pedras basilares. Uma pedra descoberta a partir das escavações de Francisco Martins Sarmento no Monte de S. Romão.

 

Performance: Tropismes

30 de Junho (sábado) pelas 21h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Performance em que Pierre Hébert desenha ao vivo um filme de animação.Este projecto de performance surge como um prolongamento natural da sua série de desenhos inspirados na obra de Nathalie Sarraute e na forma singular de tratamento de personagens da escritora francesa.

 

Apresentações: PechaKucha Night Guimarães

30 de Junho (sábado) às 21h21 no Instituto de Design

PechaKucha Night Guimarães está de volta! O Volume #3 acontece no Instituo de Design, dia 30 de junho, às 21h21. Cada orador irá preparar uma intervenção pública com o tempo exato de seis minutos e quarenta segundos.

 

Música: Metal CEC Studio Band

30 de Junho (sábado) pelas 21h30 na Freguesia de Urgezes

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças.

 

Desfile: Fashion Street Rafael Freitas

30 de Junho (sábado) das 19h00 às 22h00 no Centro Histórico de Guimarães

Desfile de apresentação de uma colecção do criador vimaranense Rafael Freitas para a celebrar a cidade de Guimarães como Capital Europeia da Cultura 2012. Surgirá como um evento de rua, fugaz, mas que permitirá transmitir a moda como factor cultural aos cidadãos e visitantes da cidade. Surge como uma ode à criatividade e à expressão artística que coadunará com o factor surpresa e o “street style” levado a um extremo.

 

Workshop: De Pure Data – Audiyolab

30 de Junho (sábado) das 20h00 às 24h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

AuDIYoLab é um workshop nómada e generativo do qual emerge uma ferramenta para desenhar e construir uma aplicação em Pure Data (uma linguagem de programação visual). Pure Data é uma linguagem de programação visual que oferece um elevado número de possibilidades na criação de multimédia em tempo real.

 

Teatro: Penthesilia – dança solitária para uma heroína apaixonada

30 de Junho (sábado) às 22h00 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

Penthesilia dança solitária para uma heroína apaixonada é um hino à imaturidade dos amantes a partir do drama trágico Penthesilea (de 1808) de Heinrich von Kleist e com tradução para português de Rafael Filipe.

 

Música: Paula Teixeira – 100% Inclusivo

30 de Junho (sábado) pelas 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Paula Teixeira apresenta-se em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura com um espectáculo 100% inclusivo. Num ambiente acústico e mais intimista Paula Teixeira entra em sonoridades étnicas, viajando por sons da "terra". À sua voz em palco juntar-se-à a língua gestual, num concerto que promove a inclusão, transformando a música num acto universal.

Artigos Relacionados