PUB
Primeira semana da CEC com balanço positivo
Terça-feira, Fevereiro 7, 2012

João Serra fez um balanço extremamente positivo da semana inaugural da Capital Europeia da Cultura.

O Presidente do Concelho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, em conferência de imprensa convocada para o efeito, deu conta da satisfação de todos os intervenientes no processo organizativo da CEC 2012, pelo sucesso obtido nos diferentes eventos realizados de 21 a 28 de Janeiro.

Os dados apresentados dão conta que a semana inaugural da CEC originou 1.500 notícias, 371 das quais, difundidas pelas diferentes televisões que cobriram os eventos realizados. No total, foram realizados 35 espectáculos distribuídos por mais de 161 espaços e que envolveram mais de 126 mil espectadores. Só nos eventos do primeiro dia, a 21 de Janeiro, presenciaram a cerimónia de abertura e o espectáculo no Toural, cerca de 20 mil pessoas. Nesse mesmo dia, estima-se que tenham circulado pela cidade de Guimarães, perto de 120 mil pessoas.

Os eventos realizados durante esta primeira semana de CEC registaram uma média de assistência de 82% sendo que a apresentação de “Estrangeiros” de Né Barros, teve lotação esgotada. O filme concerto “Estrada de Palha”, registou uma assistência na ordem dos 97%. A iniciativa “Mi Casa es Tu Casa”, foi também considerada um grande sucesso. Este evento colocou bandas e elementos da Fundação Orquestra Estúdio a tocar em casas particulares do centro histórico de Guimarães onde se verificaram lotações esgotadas todas elas.

O impacto do interesse pela Capital Europeia da Cultura também se fez sentir on-line, com o site de Guimarães 2012 a bater recordes estatísticos. Na primeira semana foram registadas quase 68 mil visitas ao site, com mais de 321 mil páginas vistas.

Em termos editoriais, de 20 a 29 de Janeiro foram produzidas 1.550 notícias na comunicação social, 371 das quais em televisão e 168 em meios internacionais. Mais de 70 órgãos de comunicação acreditaram-se para os eventos de abertura, representando mais de 350 profissionais da comunicação, entre jornalistas, técnicos e produtores, portugueses e estrangeiros. O dia 21 contou com a presença de vários meios internacionais, entre eles as agências EFE, France Press e Associated Press, o El Mundo, o El Pais, entre outros.