PUB
Primeira reunião de Câmara no mandato de Domingos Bragança
Sábado, Outubro 19, 2013

Ricardo Costa estreou-se na vereação e defendeu o contributo positivo de todos os vereadores para elevar o bom nome de Guimarães e colocar o concelho na senda do desenvolvimento

A primeira reunião da Câmara Municipal de Guimarães para o quadriénio 2013-2017, sob a presidência de Domingos Bragança, ficou marcada pela estreia de sete vereadores. Para além do taipense Ricardo Costa, marcaram presença José Bastos, Paula Oliveira e Adelina Pinto, pelo Partido Socialista e Helena Soeiro, Luísa Pedroso e Monteiro de Castro, por parte da coligação “Juntos por Guimarães”. Do anterior executivo repetem a presença Amadeu Portilha, do PS; André Coelho Lima, pela referida coligação e Torcato Ribeiro, por parte da CDU.
A reunião decorreu com “tranquilidade”, como defende o novo presidente da Câmara, e foi aprovada, por maioria, a periodicidade quinzenal e funcionamento das reuniões da vereação e ainda a designação dos representantes da Câmara Municipal nas diferentes cooperativas e associações onde a Câmara está presente.

O executivo aprovou a abertura de procedimento concursal para a contratação, por tempo indeterminado, de 23 assistentes operacionais, dos quais 13 se destinam a ser integrados no Departamento de Obras Municipais e 10 no Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente. André Coelho Lima levantou algumas objecções a estas contratações. Após os esclarecimentos de Domingos Bragança de que os postos de trabalho indicados estavam previstos no mapa de pessoal aprovado para o ano de 2013, e que eram resultado de aposentações, de exonerações e de mobilidades internas já consolidadas, bem como estando dentro dos novos condicionalismo legais, a proposta foi aprovada por unanimidade.

A questão da saída do Quadrilátero Urbano, no início deste ano, no tempo da presidência de António Magalhães voltou a estar em cima da discussão política. Em uníssono, a oposição defendeu a permanência de Guimarães nesta associação que junta ainda os municípios de Braga, Barcelos e Famalicão. André Coelho Lima afirmou que a saída deste projecto regional foi uma “infantilidade política” e Torcato Ribeiro manteve o que disse nessa altura, afirmando que se tratou de uma “birra”.
Domingos Bragança confrontado, já no final da reunião do executivo vimaranense, com esta questão admitiu que a saída de Guimarães poderia ser reversível mas somente se a associação avançar com novos projectos, que tragam uma maior massa crítica para esta região, principalmente na área do conhecimento (cultura, educação e investigação). Acrescentou ainda que teria de se verificar um compromisso sério por parte dos outros presidentes de Câmara e serem apresentados argumentos que convençam Guimarães.

Representantes do município designados para os órgãos sociais de empresas e associações, onde a Câmara está representada, ao abrigo da legislação em vigor:

Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, em liquidação.
Presidente – Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães;
1.º Vogal – Vereador Ricardo Jorge Castro Ribeiro Costa;
2.º Vogal – Vereador Amadeu Artur Matos Portilha.

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO VALE DO AVE
Vereador Amadeu Artur Matos Portilha;
Vereador Ricardo Jorge Castro Ribeiro Costa.

CASFIG, EM – DESIGNAÇÃO DO REPRESENTANTE DO MUNICÍPIO NA ASSEMBLEIA GERAL.
Domingos Bragança Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

VITRUS AMBIENTE, EM, SA – DESIGNAÇÃO DO REPRESENTANTE DO MUNICÍPIO NA ASSEMBLEIA GERAL.
Vereador Ricardo Jorge Castro Ribeiro da Costa.

VIMÁGUA – EMPRESA DE ÁGUA E SANEAMENTO DE GUIMARÃES E VIZELA, EIM, SA – DESIGNAÇÃO DO REPRESENTANTE DO MUNICÍPIO NA ASSEMBLEIA GERAL.
Domingos Bragança Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

A OFICINA – CENTRO DE ARTES E MESTERES TRADICIONAIS, COOPERATIVA DE TURISMO DE INTERESSE PÚBLICO DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
Assembleia-Geral, Lino Moreira da Silva, Professor Universitário e Escritor;
Presidente da Direção, Vereador José Manuel Nogueira Teixeira Bastos;
Presidente do Conselho Fiscal, José da Silva Fernandes, Técnico Oficial de Contas.

TURIPENHA – COOPERATIVA DE TURISMO DE INTERESSE PÚBLICO DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
Assembleia-Geral: Domingos Bragança Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães;
Direção: Presidente, Vereador José Manuel Nogueira Teixeira Bastos; Secretário, Miguel Pires de Almeida Frazão, Diretor do Departamento dos Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães; Tesoureiro, Domingos José Ferreira Nobre, Diretor do Departamento de Educação, Cultura, Biblioteca e Arquivos, em regime de substituição, da Câmara Municipal de Guimarães.

FRATERNA – CENTRO COMUNITÁRIO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, CIPRL
Presidente do Conselho de Administração, Vereadora Paula Cristina dos Santos Oliveira;
Presidente do Conselho Fiscal, Manuel Martins Salgado, Gerente de Instituição Bancária.

COOPERATIVA TEMPO LIVRE
Presidente da Direção, Vereador Amadeu Artur Matos Portilha;
Presidente do Conselho Fiscal, José Leite Ferreira Lopes.

“TAIPAS TURITERMAS”, CIPRL
Presidente da Direção, Vereador Ricardo Jorge Castro Ribeiro Costa;
Presidente do Conselho Fiscal, Miguel Ribeiro de Sousa, Chefe do Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

ASSOCIAÇÃO DO CYBERCENTRO DE GUIMARÃES
Vereador José Manuel Nogueira Teixeira Bastos;
Vereador Ricardo Jorge Castro Ribeiro Costa.

ASSOCIAÇÃO QUADRILÁTERO URBANO
Vereador José Manuel Nogueira Teixeira Bastos;
Vereador Ricardo Jorge Castro Ribeiro Costa.

CENTRO PARA A VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS
Vereador Amadeu Artur Matos Portilha.

ASSOCIAÇÃO REC – REDE DE ECONOMIAS CRIATIVAS
Vereador José Manuel Nogueira Teixeira Bastos.

E.C.C. – ESTAÇÃO CENTRAL DE CAMIONAGEM
Vereador Amadeu Artur Matos Portilha.

CENTRO HOSPITALAR DO ALTO AVE – CONSELHO CONSULTIVO
Vereador Amadeu Artur Matos Portilha.

Artigos Relacionados