PUB
Primeira fase da Ecovia de Guimarães deverá arrancar no início de 2017
Segunda-feira, Setembro 26, 2016

A rede de vias dedicadas à bicicleta no concelho de Guimarães deverá começar a ser construída no início do próximo ano, num investimento previsto de 3,8 milhões de euros. Alargamento às vilas previsto para fases posteriores.

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou em reunião de vereadores o arranque das obras de construção da primeira fase da Ecovia de Guimarães – a rede de vias cicláveis que deverá estender-se por todo o concelho.

A primeira fase da Ecovia de Guimarães deverá arrancar no início de 2017, ligando a extremidade da Pista de Cicloturismo, em Mesão Frio, à Cidade Desportiva, em Creixomil. Esta fase está orçada em 3,8 milhães de euros.

A Ecovia de Guimarães foi apresentada em Abril de 2015, tendo na altura o presidente da Câmara Municipal de Guimarães defendido o projecto como sendo emblemático e estruturante para o concelho de Guimarães. Nessa altura o início do projecto foi apontado ainda para 2016.

Já em Março de 2016, novamente numa sessão que decorreu no Laboratório da Paisagem, a Câmara Municipal de Guimarães efectuou uma nova apresentação do projecto da Ecovia de Guimarães. Nessa altura, ficou a promessa de que a Ecovia deveria chegar às vilas do concelho.

A construção da Ecovia de Guimarães tem sido apresentada como promotora do desporto no concelho de Guimarães e, mais recentemente, é apontada como uma das bandeiras da instrução da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia tem reparado, em vários momentos do processo, que a Ecovia tem sido desenvolvida como infraestrutura de apoio ao lazer e não como promoção da bicicleta como alternativa ao transporte diário e utilitário dos cidadãos.

A proposta foi aprovada por maioria dos vereadores na reunião de 22 de Setembro, com a abstenção dos vereadores do PSD e CDS. António Monteiro de Castro justificou a abstenção referindo que um investimento desta dimensão deveria avançar após a definição do Plano de Mobilidade Urbana para o concelho.