PUB
Presidente do Laboratório Ibérico Internacional em colóquio sobre Nanotecnologia
Quarta-feira, Abril 11, 2007

O Professor José Rivas Rey, investigador na Universidade de Santiago de Compostela é o orador do próximo Colóquio de Física, uma iniciativa do Centro de Física da UM.

“Nanotecnologia, a vantagem da coisa pequena” é o tema da sessão em que se discutirão os benefícios da tecnologia baseada na capacidade de medir, manipular e organizar matéria à escala do nanómetro. Esta é uma iniciativa do Centro de Física da Universidade do Minho a realizar-se no próximo dia dia 18 de Abril, pelas 15 horas, no anfiteatro B1.10, no campus de Azurém (Guimarães).

Considerada a antecâmara da próxima revolução industrial, com impactes económicos e sociais marcantes, a nanotecnologia apresenta um enorme potencial de aplicações industriais, técnicas e científicas. Embora já presente em alguns dispositivos e bens de consumo (automóveis, vestuário, software, computadores, telemóveis, electrodomésticos), a verdadeira realidade nanotecnológica poderá demorar algumas décadas a ser alcançada.

Professor Catedrático em Física, José Rivas Rey lidera um grupo de investigação em Nanotecnologia e Magnetismo na Universidade de Santiago de Compostela, e possui uma extensa e reconhecida produção científica na área. Tem desenvolvido métodos inovadores de preparação de nanopartículas magnéticas que mereceram a aprovação de várias patentes nos EUA e na Europa.

Artigos Relacionados