PUB
Prémio Principe da Beira em Ciências Biomédicas entregue em Guimarães
Terça-feira, Abril 12, 2016

O Princípe da Beira entrgará o prémio a cientista que desenvolveu trabalho de investigação relacionado com diagnóstico da insuficiência cardíaca.

A distinção irá premiar uma investigação sobre o diagnóstico da insuficiência cardíaca com fracção respiratória, da autoria de Mariana Pintalhão, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O prémio, que consiste na atribuição de 15 mil euros, será entregue esta quarta-feira, 13 de Abril, numa cerimónia que decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, pelas 12 horas e será entregue por Dom Afonso.

A cerimónia de entrega do galardão contará com a presença de todas as entidades envolvidas na instituição deste prémio – a Fundação D. Manuel II, a Universidade do Minho e o Município de Guimarães.

Além do trabalho da investigadora da Universidade do Porto, o júri decidiu atribuir uma menção honrosa a um outro trabalho da autoria de Raphaël Canadas, que trata do mapeamento em 3D de tecido osteocondral, uma tecnologia que poderá auxiliar na investigação de novos fármacos para tratamento de patologia relacionadas com os ossos e cartilagens.

O júri incluiu personalidades e cientistas como Manuel Braga da Cruz, Rui L. Reis, Miguel Oliveira, Adalberto Neiva de Oliveira, Adelina Paula Pinto e António Ferreira.